A Câmara de Vila Real anunciou esta sexta-feira obras no valor de 9,2 de milhões a realizar no perímetro urbano em áreas como a reabilitação do espaço público, educação e infraestruturas de saneamento básico.

"Não são promessas, são obras que estão a decorrer ou que irão iniciar-se a curto prazo", afirmou o presidente do município, Rui Santos.

São vários os projetos que decorrem em simultâneo em todo o perímetro urbano com o objetivo de modernizar e adequar Vila Real aos tempos de hoje.

A autarquia especificou, em comunicado, que cerca de 6,2 milhões de euros respeitam a obras que já estão no terreno, nomeadamente a empreitada de valorização ecológica do rio Corgo, as obras de requalificação dos espaços públicos do bairro NORAD, das urbanizações da Quinta de São Pedro e da Quinta das Hortas, da rua de Montezelos (1.ª fase) e da Escola Secundária de São Pedro.

No âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), encontra-se já requalificada a rua de Santo António, a avenida D. Dinis está neste momento a ser intervencionada e será aberto na próxima semana o concurso para as obras de requalificação das ruas D. Pedro de Meneses e D. Afonso III.

Recentemente iniciaram-se as obras de beneficiação do novo espaço de atendimento ao munícipe, a empreitada de reabilitação da rede de águas pluviais da avenida Cidade de Ourense e a execução dos passeios na rua Manuel dos Santos Gomes.

Rui Santos salientou que à exceção das obras na Escola Secundária de São Pedro, de cerca de 4,5 milhões, e das incluídas no PEDU, que contam com financiamento de fundos comunitários, o investimento "nas restantes empreitadas é suportado pela autarquia".

Para arrancar estão as obras de reparação da rua Nova, reparação dos passeios da Timpeira, beneficiação das infraestruturas do loteamento do Cano e ainda as pavimentações da rua Alves Torgo, obras orçadas em mais de 600 mil euros.

No total, serão intervencionadas 25 artérias na cidade. O investimento inclui ainda a construção de infraestruturas básicas na rua do Buraco Sagrado, que se localiza no centro histórico.



PARTILHAR:

Nuno Júdice recebe prémio literário Guerra Junqueiro

Projeto Life Rupis com resultados "positivos"