A Infraestruturas de Portugal (IP) anunciou hoje um investimento de 3,5 milhões de euros na estabilização de taludes e reforço de segurança na linha do Douro, num troço de 26 quilómetros entre Sabrosa, Alijó e Carrazeda de Ansiães.

A empreitada tem um prazo de execução de 18 meses e será desenvolvida em período noturno, para não comprometer a circulação regular de comboios.

Fonte da IP disse à agência Lusa que a intervenção envolve um total de 12 taludes situados ao longo de um troço com cerca de 26 quilómetros, entre as estações de Ferrão e Ferradosa, localizados nos concelhos de Sabrosa, Alijó e Carrazeda de Ansiães.

O objetivo é proceder à "correção das situações previamente identificadas, de modo a precaver eventuais deslizamentos de pedras e queda de blocos para a via-férrea".

A IP explicou que a linha do Douro, neste troço, inscreve-se numa zona topograficamente muito acidentada, marcada pela presença dos vales profundos do rio Douro e dos seus principais afluentes da margem direita, o Pinhão e o Tua.

Em março, a queda de pedras sobre a via-férrea provocou o descarrilamento parcial de um comboio na zona da estação do Ferrão, concelho de Sabrosa, não se tendo registado feridos entre os cerca de 30 passageiros que seguiam a bordo.

A circulação ferroviária esteve interrompida entre as estações de Peso da Régua e Pinhão, recorrendo-se a transbordo rodoviário, e a via reabriu depois da IP ter procedido à consolidação do talude, através de técnicos especializados em trabalhos em altura.

Os taludes a intervencionar, agora, possuem uma altura máxima variável entre os cinco e os 27 metros e localizam-se em zonas de difícil acesso, situação que, de acordo com a empresa, "implica uma forte componente logística para a realização dos trabalhos".

A intervenção inclui a limpeza dos taludes e remoção de blocos soltos, a beneficiação dos sistemas de drenagem, a execução de revestimento com pedra argamassada e aplicação de redes de proteção com pregagens.

A IP referiu ainda que "tem desenvolvido, nos últimos anos, diversas intervenções de estabilização de taludes, envolvendo um investimento na ordem dos cinco milhões de euros no reforço das condições de segurança e circulação ferroviária na linha do Douro".

Além da empreitada agora consignada, a empresa adiantou que estão previstas realizar, nos próximos anos, várias ações de tratamento e estabilização de taludes que, no seu conjunto, representam um investimento superior a 30 milhões de euros.



PARTILHAR:

Dezenas de milhares de pessoas “invadiram” a Feira das Cantarinhas

Instituto dos Vinhos do Porto e do Douro vai fiscalizar mais vinhos de baixo custo