Decorreram na quinta e sexta passada em Montalegre as IV Jornadas Nacionais de Pedestrianismo, uma iniciativa organizada pela Câmara local e pela Federação Portuguesa de Campismo.

No âmbito deste evento, estão também a ser inaugurados os primeiros quatro percursos pedestres do concelho homologados pela Federação Portuguesa de Campismo, um passo que os responsáveis autárquicos entendem como \"determinante\" para a afirmação do turismo de natureza na região.

Abrangendo várias zonas do concelho, na escolha destes trilhos pesou, no entanto, a existência de manchas com valor ambiental acrescentado, bem como o património arquitectónico construído e etnográfico. Assim, enquanto um dos trilhos, por exemplo, vai valorizar um conjunto de aldeias e paisagens marginais ao rio Cávado, outro, numa zona completamente oposta do concelho, revitalizará o chamado caminho do casamento, um percurso que separava as aldeias de Cervos e Cotiço e que antigamente era percorrido pelos convidados à cerimónia. Outro dos trilhos tem carácter transfronteiriço. Denominado \"Caminho Tranfronteiriço Jacobeu Português\", a elaboração deste percurso envolveu também autarquias locais da vizinha Galiza e pretende ligar Montalegre à Via da Prata, um caminho medieval com destino a Santiago de Compostela.

A primeira fase para a elaboração destes percursos começou há mais de um ano, com a limpeza de caminhos antigos, através de uma escola-oficina criada para o efeito. Mas a preparação dos quatro trilhos não se ficou só pela limpeza e pela sua marcação, houve também a preocupação de sensibilizar os habitantes das muitas aldeias que estão na rota destes trilhos. \"Tentámos levar as pessoas a perceber que estes percursos podem tornar-se numa mais valia económica para elas, se forem aproveitados para vender os seus produtos a quem por ali passa\", explica David Teixeira, responsável pelo Ecomuseu de Barraso, que enquadra esta iniciativa numa estratégia de desenvolvimento \"sustentado\" do concelho.



PARTILHAR:

Reginorde de 21 a 25 de Maio

Celeste Correia apela à participação das militantes flavienses