Um jovem confessou hoje ao tribunal de Vila Real ter matado um menor e depois, com a ajuda de uma mulher, ter queimado e enterrado o cadáver num quintal em Chaves.

Os dois arguidos, Miguel Brito, de 19 anos, e Sónia Mendes, de 31 anos, chegam a tribunal acusados pelo Ministério Público (MP) da coautoria de 13 crimes, designadamente de homicídio qualificado, profanação de cadáver e ainda oito crimes de roubo, um crime de furto qualificado e dois de incêndio.

Na primeira sessão do julgamento, hoje no Tribunal de Vila Real, o arguido confessou todos os crimes, incluindo o homicídio de Tiago Gonçalves, de 14 anos.

No entanto, Miguel Brito disse ter matado o jovem "devido à insistência" de Sónia para "fazer desaparecer" o menor e com o objetivo "de agradar" à mulher com quem mantinha um relacionamento amoroso.

O crime aconteceu em outubro de 2015, numa vivenda de Chaves, e depois de Tiago ter ameaçado denunciar os arguidos à polícia pelos crimes de furto e ainda o relacionamento ao marido da arguida.

Miguel assumiu ter espancado, batido com uma frigideira e estrangulado com um cinto o rapaz.

Disse ainda ter mandado duas mensagens de telemóvel à companheira, uma antes a dizer que ia matar o rapaz e outra depois a informar "já está".

Posteriormente, segundo Miguel Brito, os dois queimaram o corpo com gasolina, na banheira da vivenda, e enterraram o cadáver no quintal da casa que pertence a um casal que tem também residência em Espanha.

Hoje, ao coletivo de juízes Miguel Brito disse estar "muito arrependido" do crime, classificando-o "como um erro".

Por sua vez, Sónia Mendes negou ter mandado "matar", "desaparecer" ou "resolver o problema" do menor e afirmou ainda que achava que a mensagem a dizer "já está" era "uma brincadeira".

No entanto, confessou ter ajudado depois Miguel Brito a ir comprar gasolina, a retirar o corpo queimado da banheira e a enterrar o cadáver.

A vítima era de Peniche e estava institucionalizado no Lar de Infância e Juventude, que pertence à Santa Casa da Misericórdia de Chaves, de onde fugiu para viver com Miguel na garagem da casa de Sónia, onde esta residia com o marido.

A filha da arguida, de 13 anos, acompanhou os suspeitos em vários assaltos, tal como nas "manobras" de incineração e enterramento do corpo da vítima, que era seu namorado.

O cadáver foi localizado no dia 04 de novembro de 2015, enterrado no jardim de uma vivenda, em Santa Cruz, na cidade de Chaves. O alerta foi dado à polícia pelo proprietário da habitação, depois da sua cadela ter desenterrado um pé no quintal da sua casa.

Miguel Brito e Sónia Mendes foram detidos pela Polícia Judiciária em janeiro.

Os dois arguidos são ainda acusados de terem feito vários assaltos na rua para obter dinheiro, abordando sempre mulheres e roubando-lhes, por esticão, carteiras e objetos em ouro.

Os roubos foram realizados em 2015, entre o Peso da Régua, Vila Pouca de Aguiar, Lamego, Chaves e Vila Real.

Os arguidos encontram-se em prisão preventiva, medida de coação mais gravosa.
Lusa



PARTILHAR:

“Natureza, Cidade e Beleza” encerra com desfile

Estrada nacional 2 conquistada em bicicleta num só dia