Após ter descoberto que Bragança era o único distrito sem uma federação que reunisse as associações juvenis, Tito Resende decidiu avançar com uma candidatura, no sentido de colmatar essa lacuna.

 

Decorreu no domingo, dia 20 de novembro, a tomada de posse da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Bragança (FAJUVISDB). Na cerimónia, que aconteceu pelas 15h30 no pequeno auditório do Centro Cultural, Tito Resende assumiu a presidência perante uma plateia constituída por algumas personalidades de peso, quer locais, quer nacionais. Entre elas, o “anfitrião” e presidente da Câmara Municipal de Mirandela, António Branco, o vogal do conselho diretivo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Carlos Pereira, bem como dois membros da Federação Nacional das Associações Juvenis, Nuno Alves e Tiago Rego.

À conversa com o Diário de Trás-os-Montes, o recém-empossado dirigente máximo da FAJUVISDB revelou algumas das premissas que tenderão a guiá-lo ao longo dos dois anos de mandato. “Pretendo criar laços de proximidade entre as cerca de 80 associações juvenis do distrito, realizar o fórum anual das associações juvenis distritais, assim como um roteiro associativo que dê a conhecer à comunidade as diversas associações e, ainda, representar o distrito nos demais eventos nacionais de ordem associativa e governamental”, declarou Tito Resende que, para além deste novo cargo, é, também, presidente da Associação de Estudantes da Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo (ESACT) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), pelo menos até janeiro de 2017, altura em que se voltará a recandidatar, presidente da Ostentoriginalidade Associação Juvenil, responsável pela organização do Mirandela Music Fest, e, ainda, presidente da Juventude Socialista de Mirandela.

Questionado sobre de que forma concilia as quatro presidências em simultâneo e onde ou como consegue o tempo necessário para cumprir tudo aquilo a que se propõem, o multifacetado mirandelense é perentório em responder que a equipa que trabalha consigo tem muito do mérito que lhe é creditado. “Tento sempre ser muito organizado, mas tenho, também, pessoas responsáveis a ajudar-me”, confessou o jovem de 26 anos.

A lista vencedora, única a sufrágio na passada sexta-feira, conta nas suas fileiras com 11 elementos nos órgãos sociais, sendo que oito são de diferentes associações do distrito. “Três de Bragança, dois de Macedo de Cavaleiros, um de Mirandela, um de Mogadouro e um de Torre de Moncorvo. Isto porque tentei incluir sempre na federação uma grande diversidade com associações de vários concelhos”, sustentou Tito Resende, realçando, ainda, que existem “associações representadas com finalidades muito distintas como, por exemplo, desportivas, eventos, atividades de voluntariado, entre outras”.

“Em Setembro, estiveram em Bragança vários membros da Federação Nacional das Associações Juvenis, na companhia do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto. Nesse roteiro do associativismo e em conversa, foi diversas vezes pedido que Bragança criasse a federação”, recordou o recém-eleito presidente da FAJUVISDB, referindo-se à forma como surgiu esta vontade concretizada a 20 de novembro. “Dessa forma, foram eles, os próprios, a darem um empurrão para a constituição desta federação”, reiterou o jovem nascido em Mirandela, assumindo que foi logo após ter descoberto que Bragança era o único distrito sem uma federação, que decidiu prosseguir com a candidatura, no sentido de colmatar essa “inexistência”. “A Federação foi constituída no dia 24 de Outubro e, entre meados de Outubro a Novembro, entramos em conversações com as diversas associações do distrito para reunirmos uma lista para o biénio de 2016-208”, concluiu Tito Resende, reconhecendo a árdua tarefa que tem pela frente, no cumprimento dos objetivos traçados por si.   
 

 

Composição dos órgãos sociais da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Bragança:

 

Direção

Presidente: Tito Resende (Ostentoriginalidade – Associação Juvenil)

Vice-Presidente: Luís Carlos Ruano Fernandes (Associação de Jovens Ativos Mogadourenses)

1º Tesoureiro: Sara C' Lucas (Ostentoriginalidade – Associação Juvenil)

2º Tesoureiro: Miguel Pereira (Tuna Mista de Bragança – Rausstuna)

Secretário: João Emílio Cardoso (Associação Juvenil dos Artistas Macedences)

Assembleia Geral

Presidente: Zé Eduardo Silva (Ostentoriginalidade – Associação Juvenil)

1º Secretário: Catarina Falcão Ferreira (Fisga Associação)

2º Secretário: Luís José (Associação de Desportos de Combate de Macedo de Cavaleiros) ~

Conselho Fiscal

Presidente: Pedro Parra (Associação de Jovens Ativos Mogadourenses)

1º Secretário: Valdo Fernandes (Associação de Estudantes Africanos em Bragança)

2º Secretário: Diogo Braz (Clube Académico de Carviçais)

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Dona do gato de Mourão conhece hoje sentença

Vila Real candidata o Barro Negro de Bisalhães à Unesco