Das cinco alunas do IPB vítimas esta madrugada de intoxicação por monóxido de carbono num apartamento do Bairro Artur de Mirandela, três ficaram em estado crítico tendo sido transportadas para o Porto.

 

Seis minutos depois das 3 horas, na madrugada do dia 14 de novembro, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) enviou um alerta para os Bombeiros Voluntários de Bragança (BVB) avisando-os para uma fuga de gás no Bairro Artur de Mirandela “onde duas pessoas estariam a sentir-se mal”. “À chegada da primeira equipa ao local, verificou-se que não seriam só duas as jovens, mas que, na verdade, tratava-se de cinco vítimas com sintomas de dores de cabeça fortes, náuseas e vómitos. Na posse dessa informação, decidimos, então, reforçar as equipas de emergência e fazer deslocar mais homens para o terreno”, começou por explicar ao Diário de Trás-os-Montes o Adjunto de Comando.

A fuga de gás foi provocada por uma rutura na conduta, mas não seria essa “pequena fuga”, de acordo com Paulo Ferro, a estar na origem de grande parte dos sintomas que as cinco estudantes do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) manifestavam. “O que motivou esses sintomas foi a acumulação de monóxido de carbono nos quartos onde as vítimas dormiam, mas nós não temos a capacidade de detetar a origem da fuga”, confessou o responsável, salientando que “a fuga de gás confirmou-se pelo cheiro intenso que se fazia sentir”. No entanto, “os sintomas das vítimas estavam associados, possivelmente, a outros tipos de gases. Sob essa perspetiva, fomos para o hospital e aí confirmou-se que teria havido uma fuga de monóxido de carbono e consequente inalação por parte das cinco jovens”, sustentou o Adjunto de Comando dos BVB, Paulo Ferro.

Das cinco alunas do IPB, de origem cabo-verdiana e com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos, três ficaram em estado crítico devido à inalação de um gás que, para além de ser incolor e inodoro, é extremamente perigoso devido à sua elevada toxicidade. As três jovens foram transferidas para o Porto ainda durante a noite. Mas enquanto uma acabaria por ser helitransportada, as outras duas foram de ambulância.  

Para o local do incidente, foram mobilizados três meios de socorro e envolvidos seis operacionais.

 



PARTILHAR:

Futuro dos oceanos reúne 140 especialistas internacionais na UTAD

Explosão provoca ferido grave no Bragança Shopping