A Associação Inspira! anunciou hoje que vai coordenar um intercâmbio europeu de jovens, entre 20 e 29 de novembro, em Chaves, que visa "combater o discurso de ódio e discriminação de minorias em regiões isoladas" como Trás-os-Montes.

O intercâmbio "Hide it beyond the hill - Migration and discrimination in Trás-os-Montes region" (Esconde-se para lá do monte - Migração e discriminação na região de Trás-os-Montes) vai juntar 35 jovens de Portugal, Grécia, Roménia, Ucrânia, Turquia, Jordânia, Marrocos e Albânia.

A Inspira! - Intervenção Juvenil e Ambiental disse hoje, em comunicado, que o projeto resulta de uma colaboração entre organizações não governamentais e "visa combater o discurso de ódio e discriminação de minorias em regiões isoladas", como a transmontana, bem como "informar e sensibilizar para a problemática da atual crise de refugiados mundial".

"Mas, acima de tudo, o projeto pretende promover a tolerância, diálogo, perceção cultural, mentalidade crítica, sentido de cidadania europeia e abertura ao mundo desta região transmontana que tanto sofre com a demografia e o isolamento geográfico e político", acrescentou a associação flaviense.

O evento inclui a realização de workshops, conferências e ações de rua junto da comunidade local, com debates, 'flash mobs' (performances coletivas em lugares públicos), desafios interativos e teatro.

O projeto conta com apoio local do Teatro Experimental Flaviense e do Município de Chaves, o patrocínio da Agência Nacional Erasmus+ Juventude em Ação e pretende "desenvolver atividades que tenham impacto em toda a cidade e região".

"Queremos levar a nossa cultura transmontana a todos os cantos da Europa e promover o respeito e igualdade entre todos os povos", sublinhou a Inspira!.

A associação foi criada pela "necessidade de criar programas para os jovens e promover a educação ambiental" em Chaves.

Durante o verão, jovens voluntários desta organização recolheram toneladas de lixo em zonas de floresta e bermas de estradas do concelho.



PARTILHAR:

Sismo de 2,4 sentido em Torre de Moncorvo

Alfândega da Fé nomeada para Prémio Município do Ano