Uma tragédia familiar lançou uma jovem de 25 anos nas lides políticas, levando-a, em menos de dois meses, de filha do presidente da junta a titular do cargo, numa aldeia de Freixo de Espada-à-Cinta.

Patrícia Pessoa, uma jovem engenheira agrónoma, foi domingo eleita presidente da Junta de Freguesia de Ligares, o que até há bem pouco tempo, como confessou à Lusa, não estava nos seus planos.

O pai, Jorge Pessoa, autarca local há quase oito anos, faleceu subitamente a menos de dois meses das eleições autárquicas a que se candidatava para um terceiro mandato.

A única experiência que a filha tinha das lides autárquicas era a de ver o que o pai \"falava e fazia\", mas mesmo assim decidiu aceitar o convite para o substituir e encabeçar a lista de candidatos do PSD à freguesia.

Na noite eleitoral saiu vitoriosa, com quase o dobro dos votos em relação ao adversário, para desempenhar uma função que - admite - representa \"bastante responsabilidade\".

Conta, no entanto com a experiência de dois mandatos dos restantes elementos da lista para a apoiarem e com o \"carinho\" que as pessoas lhe foram demonstrando durante a campanha.

Não prometeu \"grandes obras\" nem tem ainda \"grandes planos\" sobre o que vai fazer porque, diz, \"aconteceu tudo muito de repente\".

Pretende apenas \"o melhor para a população\".

Apesar desta vitória social democrata na junta de Freguesia, o actual presidente da Câmara de Freixo de Espada à Cinta e recandidato do PSD, Edgar Gata, perdeu as eleições para o adversário do PS, José Santos.

A jovem eleita considera que \"vai ser mais complicado trabalhar\" com autarquia socialista\", mas nem por isso se mostra desanimada.

Apenas confessa estar \"ansiosa\" para se estrear nas novas funções.



PARTILHAR:

Tom laranja no distrito

Trutas com antenas electrónicas