O Laboratório Colaborativo da Floresta (Colab Forestwise) une 16 parceiros na proteção e gestão sustentável da floresta e vai ficar instalado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real, anunciou hoje a academia.

Segundo explicou a UTAD, em comunicado, o Forestwise visa a "realização de atividades de investigação e desenvolvimento (I&D) e a transferência de conhecimento e tecnologias".

O objetivo é a "proteção e gestão sustentável da floresta, a definição e otimização dos processos associados à gestão dos incêndios rurais, a otimização dos benefícios da floresta para a sociedade e a potenciação do emprego qualificado e emprego científico".

O Colab é constituído por 16 parceiros, entre entidades públicas e privadas, empresas ligadas ao setor florestal e do setor energético, estabelecimentos de ensino superior e instituições ligadas à investigação.

Entre eles estão as empresas Altri Florestal, a Amorim, a EDP Distribuição, a REN, a Sonae Arauco, a The Navigator Company, o grupo Europac e ainda a estrutura de missão da Agência de Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Instituto Superior de Agronomia (ISA), e as universidades de Aveiro, Coimbra, Évora e a UTAD.

A UTAD referiu que a instalação do Colab em Vila Real "reflete uma vontade de dotar as regiões do interior de uma estrutura que possa marcar a diferença na dinamização de todos os agentes das fileiras da floresta".

"Sendo a floresta portuguesa uma fonte de desafios enormes e estruturantes, são muitas as expectativas colocadas nesta nova estrutura, considerada estratégica pelo Governo de Portugal, pelos agentes de ensino e pelas principais empresas e indústrias portuguesas", salientou a universidade.

Para a instalação deste laboratório foi nomeada uma comissão, sob a responsabilidade de José Manuel Mendonça, do INESC TEC, que junta ainda representantes da UTAD, da Universidade de Aveiro, das empresas do setor florestal e das empresas do setor energético.

A assinatura da escritura notarial do Colab Forestwise decorreu no sábado, no Porto, e contou com a presença de todos os parceiros do consórcio.



PARTILHAR:

Laboratório de Artes de Montanha Graça Morais arranca em novembro

Plano para a Mobilidade Sustentável de Bragança em execução