O primeiro-ministro prestou homenagem a Miguel Torga, no lançamento da primeira pedra do espaço dedicado ao escritor em São Martinho da Anta, sua terra-natal. Para Sócrates, o poeta transmontano é agora «universal».

O primeiro-ministro prestou homenagem ao escritor Miguel Torga, ao afirmar que não pretendia apenas «homenagear o poeta, mas o homem e a rectidão do seu carácter» no lançamento da primeira pedra do Espaço Torga que vai ser construído na terra-natal do escritor em Trás-os-Montes.

O primeiro-ministro recordou ainda episódios da sua infância em que, de caminho para sua aldeia em Trás-os-Montes, o seu pai o tentou convencer da «beleza das escarpas do Douro que têm fragas muito fortes e brutas».

«Aprendi a gostar da beleza da palavra «fraga» das encostas durienses com Miguel Torga. Com Torga aprendi um pouco melhor a ser-se de algum lado. O poeta foi daqui, foi português e hoje é universal», acrescentou José Sócrates.

Um ano e meio após ter garantido o apoio a este projecto, Sócrates revelou uma «enorme satisfação» em associar-se ao espaço de homenagem ao mais conhecido dos escritores transmontanos e que tem a assinatura do arquitecto Eduardo Souto de Moura.

«Esta obra é uma obra nacional e é para todos os portugueses. E temos de nos esforçar para que seja assim para que este espaço seja nacional, visitado por todos. Porque este poeta é um poeta universal», concluiu.

A nova infraestrutura, que começa a ser construída em Janeiro e que deverá ser concluída em 16 meses, deverá funcionar em rede com todos os outros vultos da literatura transmontana, como Camilo Castelo Branco.

Para além da exposição permanente sobre o escritor, este espaço deverá ter ainda concursos, animações culturais, sessões de leitura, exposições e outros espectáculos de vária índole.

O edifício terá ainda uma biblioteca especializada, que reunirá obras de Torga e de outros escritores ligados à região, quer pelo nascimento, quer pela obra, estando ainda previsto para este espaço um bar, um restaurante, uma livraria, uma sala de estudo e um auditório.

Com este espaço, a autarquia de Sabrosa pretende estimular o turismo cultural, num local que já visitado actualmente por muitas pessoas que procuram visitar os locais que serviram de inspiração ao escritor, cujo nome de baptismo foi Adolfo Correia da Rocha.

A partir deste espaço, serão ainda organizados percursos pelos locais descritos na obra do autor, como a casa onde nasceu , o seu primeiro consultório e o negrilho, a árvore de grande porte localizada no centro de São Martinho da Anta, muitas vezes descrita nos seus poemas.

Miguel Torga, que viveu entre 12 de Agosto de 1907 e 17 de Janeiro de 1995, notabilizou-se por obras como Contos da Montanha, Bichos e A Criação do Mundo, entre muitas outras.



PARTILHAR:

Parada prepara primeira Feira

Negócio não compensa