A explosão provocada por uma lareira com recuperador de calor numa antiga casa da floresta na aldeia de Curros, em Boticas, provocou, anteontem, quatro feridos, um dos quais em estado grave.

Embora para já as causas do incidente não estejam apuradas, na origem do rebentamento poderá estar o facto de o sistema de aquecimento já não ser utilizado há algum tempo e, por isso, apresentar alguma deficiência.

Duas das vítimas são autarcas no concelho Domingos de Jesus e António Penedos, presidente da Junta de Freguesia de Fiães e o vereador da Câmara Municipal, respectivamente.

O ferido mais grave, natural da aldeia de Veral, ainda se encontra internado no Hospital de Santo António, no Porto, onde deverá ser operado a um olho. Os restantes, com escoriações e queimaduras em várias partes do corpo, receberam alta hospitalar no próprio dia do incidente. Ao que o JN conseguiu apurar, a explosão terá acontecido por volta do meiro-dia, na altura em que quatro de um grupo de oito amigos se encontravam no interior da casa a preparar o almoço, que antecedia uma batida ao javali.

\"Tínhamos os potes ao lume com água a ferver para começar a cozinhar, quando, sem que ninguém desconfiasse, a lareira explodiu\", explicou o vereador António Penedos, atingido pelos cacos do pote no joelho e pela água a ferver em várias partes do corpo. \"Foi horrível. Fomos projectados para o chão\", acrescentou.

Os feridos foram socorridos pelos quatro elementos do grupo que, por sorte, se encontravam no exterior da casa.

Depois de assistidos no Centro de Saúde em Boticas, as vítimas foram transferidas para o Hospital de Chaves.



PARTILHAR:

Carro levava quatro pessoas

«Os pequenos são marginalizados»