Hoje, toda a malha urbana foi recuperada ou está em fase de conclusão. Já existe rede pública de saneamento e de água potável que serve toda a população, ao passo que a iluminação publica foi renovada e as ruas foram todas pavimentadas. Além disso, construiu-se a sede da Junta de Freguesia, recuperou-se a escola onde foi criado um bonito jardim e Bagueixe pode orgulhar-se de ter sido a primeira aldeia do concelho a ser contemplada com uma Estação de Tratamento de Aguas Residuais, em funcionamento há um ano.
Por outro lado, o moinho comunitário foi devolvido à população, através de obras de restauro com grande significado para este povo essencialmente agrícola.
Em breve, vai arrancar uma intervenção num dos ex-libris de Bagueixe: a renovação urbana do largo, com zona ajardinada, de lazer e um palco de arquitectura enquadrado no meio envolvente. As obras custarão cerca de 42 mil contos, o que eleva para cerca de 100 mil os investimentos realizados nos últimos anos em Bagueixe.
Um Centro de Dia é a infra-estrutura que a Freguesia ainda não tem o Presidente da Junta, Fernando Gomes, acha imprescindível, para o bem estar da população, cada vez mais idosa.

Parque de merendas
Bagueixe é, tal como a maioria das freguesias de Macedo, uma terra de agricultores. De um passado com uma agricultura e pecuária rica, são testemunho os 15 pombais e vários moinhos de água que a freguesia possui. Embora a agricultura que ainda é praticada seja só de sobrevivência, a pecuária tem representação já que esta freguesia é uma das que contam com maior numero de cabeças de gado bovino em todo o concelho, alimentado por vastos prados e, também, a base de farinhas naturais, moídas em tempos num moinho comunitário que a freguesia tinha nas aguas da Ribeira de Vale de Moinhos. Conscientes da importância sócio-económica desta estrutura, há cerca de dois anos a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia procederam à sua recuperação, o que, segundo o Presidente da Junta de Freguesia, para além do aproveitamento económico que representa para as dezenas de pessoas que o utilizam, é um legado que se deixa aos mais novos filhos da terra, que os liga a Bagueixe e solidifica as suas raízes culturais.
A Câmara Municipal e a Junta de Freguesia estão a trabalhar numa candidatura a fundos do programa Leader, com a finalidade de dotar a zona envolvente ao moinho de um parque de merendas e revitalizar toda a zona, até à presa de água, tornando assim, ainda mais agradável aquele sítio, promovendo o bem estar das suas populações.

Ligação a Macedo
Bagueixe é uma aldeia recente, como o demonstra a arquitectura e estrutura do povoado com as ruas largas que confluem todas para um largo central. Sem edificações particularmente antigas - a igreja tem 200 anos - , existe uma capela situada a cerca de 2 Km da aldeia que data do século XIII, onde umas escavações arqueológicas fazem supor que terá havido algum tipo de povoação. A criação da freguesia é recente, vem da criação do concelho de Macedo de Cavaleiros e consequente desbloqueamento de Izeda, a que pertencia, tal como Vinhas e Castro. Embora esta ligação no passado, a Izeda, e uma evidente proximidade física, as gentes de Bagueixe estão inquestionavelmente mais ligadas a Macedo. O que se tornou patente quando, há cerca de 4 anos, se falou na criação do concelho de Izeda, e a população foi auscultada sobre a preferencia, Fernando Gomes é peremptório: Macedo.
Esta ligação é reforçada pelo recente arranjo que a Câmara Municipal está a realizar na estrada que liga o cruzamento de S.to Ambrósio a Gralhós, o que diminui, consideravelmente, o tempo de viagem entre Bagueixe e Macedo de Cavaleiros.



PARTILHAR:

Cortaram as grades com uma serra

Para breve uma escola?