O leite de burra do Planalto Mirandês é usado em França para produzir sabonetes.
A ideia é portuguesa e pertence à empresa Tomelo, que decidiu aproveitar o leite de animais de raça asinina e alguns óleos extraídos de plantas silvestres.

Por enquanto, os sabonetes são fabricados no país dos gauleses, mas a transformação pode passar para Trás-os-Montes, já que o programa PROVERE «InovRural» aprovou uma destilaria de óleos essenciais de plantas silvestres, cuja unidade ficará instalada na Zona Industrial de Vimioso.

Para já, os sabonetes ainda não estão no mercado. Apenas foi produzido um lote experimental para dar andamento à ideia.

«Estamos a trabalhar para arranjar distribuidores. Vamos enviar 180 sabonetes de amostra para a Alemanha, admitindo que haja algum interesse ao nível internacional. Vamos tentar consolidar uma estrutura de venda regular do produto», avançou Jorge Lira, um dos responsáveis da Tomelo.

Segundo Bárbara Fráguas, outra das mentoras do projecto, «o leite, depois de extraído fica sob refrigeração. No final do dia é congelado, sendo nesta forma transportado pela para França, com vista à produção de sabonetes».

José Jambas, outros dos elementos envolvidos na ideia, considera que «os sabonetes são bastante cremosos e aconselhados para pessoas que tenham a pele seca ou andem muito tempo ao ar livre».

A título de curiosidade, refira-se que foram retirados 350 litros de leite proveniente de oito burras para produzir cerca de 10 mil sabonetes.



PARTILHAR:

Obra continua suspensa

Comunidade barrosã