Os objectivos e o programa do "Lifestyle Chaves 2002" foram apresentados à comunicação social na passada terça-feira, com a presença de algumas figuras mediáticas: o actor Ricardo Carriço e a modelo Evelina Pereira, uma espécie de "amostra" das várias "estrelas" que, de 23 a 26 de Maio, vão "invadir" a cidade flaviense.

O conhecido empresário Manuel Serrão, na qualidade de representante da ANJE, explicou que se trata de "promover Chaves a nível nacional". Como? Asso- ciando à cidade "um estilo de vida que se aproxima do ideal de felicidade". Estilo esse que, para Manuel Serrão, "condiz, a matar, com Chaves" e que está ligado sobretudo à gastronomia e ao turismo de natureza, ou seja, um ideal de vida cada vez mais procurado por aqueles que vivem nas grandes cidades.

Mas, para o organizador, trazer a Chaves uma iniciativa destas acaba também por ser uma forma de "descentralização dos acontecimentos que, por norma, só se realizam em Lisboa e no Porto".

Por seu turno, Mário Rodrigues, da SPG, destacou o facto de "ser a primeira vez que se realiza em Portugal este tipo evento".

Confiante no "sucesso" da iniciativa e em estreita colaboração com as entidades promotoras do evento está o presidente da Câmara de Chaves, João Baptista. O que, para Manuel Serrão, revela "inteligência e visão de futuro". O autarca flaviense não tem dúvidas que esta é uma forma de "promover Chaves de uma forma eficaz", tendo em conta a "experiência" e o "saber-fazer" da equipa que está por trás do evento.

Do conjunto de actividades previstas para aquele fim-de-semana, João Baptista quis realçar a importância da Feira dos Produtos da Terra. "Um espaço onde, efectivamente, se vão promover os produtos locais e onde se poderá recuperar o apreço que tinham alguns deles [as batatas, o fumeiro, o folar, o pastel de carne e o presunto de Chaves]", explicou o autarca.

Por sua vez, Manuel Serrão destacou a noite da moda, que terá lugar na praça de Camões, onde irão participar 24 modelos nacionais, que passarão roupas das lojas de Chaves que aderirem à iniciativa. E a rota que permitirá descobrir, em 12 restaurantes, a "farta e saborosa cozinha transmontana".

Mário Rodrigues assinalou, por seu turno, o primeiro festival de vídeo de turismo e gastronomia que irá ser realizado, e o lançamento de dois doces conventuais: o Doce dos Anjos e o Doce Bom. "Vamos tornar Chaves ainda mais atractiva do que que já é", anunciou.

Do programa constam ainda a realização de várias exposições/concursos: fotografia, bordados, varanda florida. E inclui-se também no programa do "Lifestyle Chaves 2002" a vinda de um espectáculo de Raul Solnado, referente à comemoração dos seus 50 anos de carreira. E um espectáculo de encerramento do mágico Luís de Matos. Estas duas iniciativas fazem parte de um conjunto de actividades incluídas no programa "VIP" do "Lifestyle 2002" e estarão reservadas aos convidados trazidos pela organização, entre os quais vários jornalistas, o alvo ideal para cumprir o objectivo do programa: promover Chaves a nível nacional.

O orçamento global da iniciativa ronda os 150 mil euros (30 mil contos) e a Câmara Municipal de Chaves irá contribuir com 50 mil (dez mil contos). Certo é também que o "Lifestyle 2002" irá ter continuidade pelo menos nos próximos quatro anos. Um compromisso que resulta de um protocolo assinado entre a autarquia e os restantes promotores. E que foi uma forma encontrada pela Câmara para "não deixar fugir" o evento para outra cidade em próximas edições.

"Lifestyle", em língua portuguesa, significa "estilo de vida".

O fim das festas do folar e do presunto

As festas do folar e do presunto que a anterior Câmara de Chaves levava a efeito para promover estes dois produtos locais foram sempre alvo de duras críticas por parte do PSD, enquanto era oposição. Isto porque, entendiam os sociais-democratas, "não era a oferecer" aqueles produtos que se estimulava a sua venda, o objectivo primordial da promoção. Adivinhava-se, por isso, o fim daqueles dois eventos, com a chegada do PSD ao poder. De facto, assim foi.

A festa do folar, que se realizava no sábado de Páscoa, já não aconteceu e a festa do presunto, que tinha lugar em Setembro, também não se irá realizar.

A promoção destes dois produtos será incluída na feira dos produtos da terra, uma iniciativa a decorrer no âmbito do Lifestyle Chaves 2002, uma iniciativa cultural, que irá ter lugar no fim-de-semana de 23 a 26 de Maio. Para João Baptista trata-se de uma forma "concentrada" de promoção, que, na sua opinião, é "mais eficaz" e que acaba também por sair mais barata a própria autarquia.



PARTILHAR:

Mais 150 portugueses iniciaram processo de aquisição da cidadania canadiana

Governo do Ontario tem ministro luso-canadiano