Uma antiga professora de Alfândega da Fé foi a primeira hóspede de um novo espaço de turismo rural que resultou da transformação da escola onde leccionou durante mais de 22 anos.

Alzira Oliveira foi simbolicamente convidada pela câmara local para estrear, com um grupo de amigos, um dos cinco novos apartamentos já disponíveis neste concelho do Nordeste Transmontano.

Esta nova oferta turística faz parte de um projecto da autarquia, que decidiu recuperar algumas das antigas escolas primárias encerradas por falta de alunos e transformá-las em apartamentos turísticos.
Desde Novembro de 2004 que duas escolas já oferecem este tipo de alojamento a quem visita a região, às quais se juntam agora mais cinco.

A inauguração oficial será feita no apartamento turístico de Covelas e coincide com a abertura da Festa da Cereja, uma iniciativa anual deste concelho transmontano para promover um dos principais produtos da zona.

Segundo o gabinete de imprensa da Câmara, durante o fim-de-semana da festa, os sete apartamentos rurais têm esgotadas as 43 camas disponíveis. Ainda segundo a fonte, a aposta da autarquia nesta oferta turística insere-se numa estratégia de desenvolvimento rural assente no turismo e nos produtos regionais biológicos.

Para a promoção e comercialização destes produtos foi criada uma empresa municipal que vai inaugurar um pavilhão agro-industrial para albergar seis micro-empresas de produtos biológicos.
O propósito da autarquia é criar
condições para que o concelho de Alfândega da Fé se torne no primeiro do país a ter todos os produtos biológicos certificados.

-----------------------------

Cereja Feira termina hoje

Dos produtos certificados faz parte a cereja, motivo da feira anual, que termina hoje. O certame serve também para os produtores venderem algumas das 60 toneladas de cereja que esperam da colheita deste ano neste concelho do distrito de Bragança. Os visitantes poderão ainda saborear as provas de doces à base de cereja, que têm lugar ao final da tarde.



PARTILHAR:

Rio selvagem de Bessa

Epicentro em Espanha