Um homem de Vinhais perdeu 250 mil euros por causa de uma «paixão virtual» que, no entanto, viria a revelar-se uma burla engendrada por um casal (detido pela GNR) que, como «prova de amor», conseguiu extorquir dinheiro em várias zonas do país. Os dois burlões, naturais da zona de Lisboa, atraíam as vítimas, ele mulheres e ela homens, em «chats» de conversação da Internet, passando depois a conversas telefónicas.

Antes do primeiro encontro, pediam uma \"prova de amor\", que consistia no depósito de uma quantia em dinheiro numa conta pessoal, até ao primeiro encontro. A sedutora, de 23 anos, conseguiu a mais avultada \"prova de amor\" de um indivíduo de Vinhais.

O homem, com cerca de 40 anos, entregou 250 mil euros a uma \"voz\" que nunca chegou a conhecer pessoalmente, já que, no dia marcado para o encontro, a mulher não apareceu. Nem, claro, o dinheiro.

O caso ocorreu há cerca de um ano e desencadeou uma investigação policial. A GNR, através da Secção de Investigação Criminal de Bragança, apanhou, na semana passada, os dois burlões, ele em Lisboa, ela em Guimarães.

Ouvidos em tribunal, saíram em liberdade com a obrigação de se apresentar às autoridades policiais. No processo por burla qualificada, constam mais dois casos, um em Lisboa e outro no Porto, mas de valores mais modestos, entre 500 a 700 euros. Fonte da GNR disse, à Lusa, existirem mais lesados em diversas zonas do país, que não apresentaram ainda queixa, \"por receio da humilhação\".



PARTILHAR:

Foi ver a volta

Entre Vila Real e Sabrosa