A região do Baixo Tâmega vai ser dotada de um Parque Eco-Ambiental que será instalado em Ribeira de Pena. Trata-se de um espaço que vai conter elementos característicos da fauna e da flora da região, distribuídos por 18 hectares e situado no lugar do Bucheiro, defronte da vila.

A iniciativa partiu da Câmara Municipal de Ribeira de Pena e está orçada em cerca de cem mil euros. Terá dois centros de interpretação e uma oficina ambiental, ao mesmo tempo que serão criados vários circuitos pedestres e constituídas zonas arbóreas autóctones (pinheiro bravo, carvalho, vidoeiro, choupo, freixo, castanheiro, entre outras).

Um dos ex-líbris será um moinho movido a água e onde será dado a conhecer o ciclo do pão, desde a cultura do milho até à sua moagem. Quedas de água, criação de campos de cultura do linho e de ervas medicinais, aromáticas e condimentares fazem parte do projecto.

Outra componente do empreendimento é a vertente escolar. \"Será um instrumento importante de aprendizagem ambiental da comunidade escolar , cujos alunos dos vários estabelecimentos de ensino poderão conhecer as valências naturais e ambientais do concelho e da região do vale do Tâmega\", disse o presidente da Câmara Municipal de Ribeira de Pena, Agostinho Pinto.

A área onde ficará instalado o parque ambiental do Baixo Tâmega resultou da disponibilização de um terreno camarário. A candidatura de execução da primeira fase já foi aprovada pela Probasto e deverá estar concluída até final deste ano.



PARTILHAR:

Via Sacra em Vinhais

Espanha seduz portugueses