Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães, Mogadouro, Vila Flor e Vinhais fazem parte do restrito grupo dos 5 concelhos no distrito de Bragança que irão devolver parte do IRS aos seus cidadãos.

 

Esta semana, o jornal Correio da Manhã apresentou uma listagem onde constavam 96 autarquias que devolvem o Imposto sobre os Rendimentos das Pessoas Singulares (IRS) cobrado. Das doze autarquias do distrito de Bragança, somente cinco irão devolver uma percentagem da coleta de IRS aos seus cidadãos. Para além de Macedo de Cavaleiros, fazem parte do restrito grupo os concelhos de Carrazeda de Ansiães, Mogadouro, Vila Flor e Vinhais.

Numa altura em que se conhece o alargamento do prazo para a validação pelo contribuinte das faturas para efeitos de IRS, Macedo de Cavaleiros evidencia-se de todos os restantes concelhos de Trás-os-Montes com idêntica medida aplicada, integrando a lista das 20 autarquias que maior valor devolvem aos seus munícipes.

No total, a Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros (CMMC) abdica de receber quase 407 mil euros em sede de IRS, a favor dos contribuintes com domicílio fiscal no concelho. 

O município de Macedo de Cavaleiros, tal como todos os outros, tem direito a receber do Orçamento de Estado 5 por cento (%) das verbas do IRS cobrado no seu concelho, mas, desde 2014 que opta em devolver parte desse valor aos seus cidadãos. Este auxílio providenciado às famílias regista assim, pelo terceiro ano consecutivo, uma redução de 20%, fixando-se, agora, em 2% da declaração dos sujeitos passivos com domicílio fiscal em Macedo de Cavaleiros. 

Mas não é só, o alívio da carga fiscal sobre as famílias evidencia-se, também, ao nível do Imposto sobre os Imóveis (IMI) que, desde 2014, se fixou na taxa mínima. A partir deste ano, a CMMC decidiu introduzir o IMI Familiar com reduções fiscais consoante o número de dependentes. 
 

 



PARTILHAR:

Bolsa de voluntariado jovem

Namorar não é controlar