Mais de 70 mil pessoas, oriundas de todo o país e do estrangeiro, sobretudo, de Espanha, vivenciaram a “Terra Natal e de Sonhos”, dinamizando a economia e turismo locais, bem como toda a cidade.

 

De 1 de dezembro a 1 de janeiro, Bragança foi local de visita para dezenas de milhares de famílias que quiseram conhecer, de perto, a magia vivida através da iniciativa “Bragança: Terra Natal e de Sonhos”.

A Pista de Gelo, à semelhança de edições anteriores, continuou a ser a atração protagonista para mais de 70 mil pessoas, tendo recebido quase 18 mil “patinadores”. De frisar que o município brigantino fez questão de oferecer bilhetes aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico de todo o distrito, conseguindo uma média de admissão diária de 588 pessoas, mais 10,8 por cento (%) do que em 2016.

No dia 8 de dezembro, feriado em Portugal e na vizinha Espanha, foi batido o recorde de afluência com 1071 patinadores a aventurarem-se no gelo. No entanto e para além das aventuras vividas na pista, os visitantes puderam usufruir do Mercadinho de Natal, do Comboio Infantil, da Casa do Pai Natal, da Mini-roda, do Coreto de Natal, do Carrossel, do Baloiço e, ainda, da Árvore de Natal gigante situada bem no centro da Praça Camões.

Contudo, a magia típica da época natalícia e elevada ao seu expoente máximo através da Terra Natal e de Sonhos não se viveu só na Praça Camões, tendo acontecido um pouco por toda a Cidade de Bragança com mini concertos pelas três bandas de música do concelho de Bragança, Banca de Natal, Presépio ao Vivo, Iluminação de Natal e Arte no Natal com oficinas diversas para crianças de todas as idades.

E porque o Natal é sinónimo de generosidade e de partilha, o município nordestino preparou, na quarta edição de “Bragança, Terra Natal e de Sonhos”, iniciativas de índole solidária como o I Trail Urbano Noturno Solidário (ver notícia: http://www.diariodetrasosmontes.com/noticia/braganca-solidaria-com-vitimas-dos-incendios), que contou com a participação de mais de 350 pessoas e durante o qual foram angariados como resultado das inscrições cerca de 1900 euros, doados na sua totalidade à União das Misericórdias Portuguesas, para as vítimas dos incêndios que em 2017 devastaram o país.

Noutra iniciativa solidária, “Natal a Pedalar”, 150 Pais-Natal pedalaram por uma boa causa, beneficiando as crianças da Obra Kolping com a doação de roupas e brinquedos.

Como tem vindo a ser habitual, também a Pista de Gelo foi, uma vez mais, sinónimo de solidariedade, já que as receitas de bilheteira (que correspondem a um euro por 20 minutos de utilização reverteram, integralmente, para as Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários de Bragança e de Izeda.

Assim, ao promover “Bragança, Terra Natal e de Sonhos“, a autarquia visa, essencialmente, “promover o comércio tradicional, animar a cidade, dinamizar a economia local e promover o turismo, numa época especialmente marcada por sentimentos de união, amor, solidariedade, confraternização e esperança num futuro melhor”, divulgou o executivo brigantino.

 

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Alfândega da Fé quer aliviar desequilíbrio financeiro em 2018

Politécnico de Bragança quer levar turistas a casa das avós transmontanas