Durante os quatro dias de feira, foram vendidas cerca de 40 toneladas de fumeiro, sendo um dos motores mais importantes da economia vinhaense, pois gera um volume anual de negócios de 6 milhões de euros.

 

De 7 a 10 de fevereiro, visitaram Vinhais mais de 80 mil visitantes, o que ilustra bem a importância da Feira do Fumeiro, que conta já com 39 anos de história. Segundo estimativas do próprio município, terão sido vendidas cerca de 40 toneladas de fumeiro, possibilitando a muitos agricultores e produtores, usufruir neste evento de um retorno financeiro de outra forma inalcançável. Considerado um dos motores mais importantes da economia do concelho, o fumeiro gera, anualmente, um volume de negócio que atinge os 6 milhões, tendo à sua frente apenas a castanha, fundamental no setor económico também.

“O balanço é muito positivo, uma vez que a afluência foi muito grande com os vários espaços da feira sempre repletos de gente e o principal foi que os produtores escoaram grande parte dos produtos que trouxeram, o que significa que o objetivo foi atingido mais um ano”, declara o presidente da Câmara Municipal de Vinhais, ciente que “a realização deste evento é fundamental, pois assume grande importância na economia local, mas também a nível regional”.
“Estes indicadores não resultam apenas das ações de promoção bem conseguidas, mas sim da afirmação da qualidade, do sucesso organizativo, da excelência dos produtos e de tudo que envolve a Feira do Fumeiro”, frisa Luís Fernandes, acrescentando que “o esforço que tem sido feito para superar a qualidade anual do certame, reflete-se no número crescente de visitantes, que de ano para ano constituem a mais inequívoca evidência dos resultados obtidos”.
Trata-se, nas palavras do autarca vinhaense, “de um certame que assume grandes dimensões, apresentando novidades todos os anos, seja a melhoria dos espaços para exposição, o aumento do número de pavilhões, a maior diversidade, entre outros”.
De referir que o certame contou com 70 produtores de fumeiro, mas, na totalidade, foram cerca de 500 os expositores que marcaram presença em Vinhais.

Num breve resumo daquilo que aconteceu durante os quatro dias de um dos eventos mais representativos da região, quinta-feira, dia 8, entre as várias entidades presentes, destaque para a presença do Ministro da Agricultura, que presidiu a cerimónia de inauguração da 39ª Feira do Fumeiro de Vinhais. Capoulas Santos aproveitou para assegurar financiamento para projetos excluídos do PDR 2020, que tiveram nota positiva. "Neste momento, já estão aprovadas e a pagamento candidaturas que ultrapassam os 350 milhões de euros de apoios a fundos perdidos, só para os jovens agricultores, para mais de três mil projetos, os quais alguns são deste concelho. Os agricultores deste concelho, nestes últimos três anos, receberam 20 milhões de euros da política agrícola comum e das políticas nacionais, que são apoios justos, não são subsídios que sejam ilegítimos”, advogou o governante.

Sexta-feira, o dia foi do porco bísaro com as Jornadas Técnicas dedicadas ao tema, tendo lugar o Concurso Nacional de Suínos da Raça Bísara, já que é esta a raça que dá origem ao reconhecido fumeiro de Vinhais.

De salientar, ainda, a animação constante com vários grupos e de estilos diferentes. Zé Amaro e Anselmo Ralph, que atuaram nas noites de sexta e sábado respetivamente, chamaram a si milhares de pessoas numa tenda de espetáculos de grandes dimensões, mas que mostrou ser demasiado pequena para tamanha afluência de público registada nas duas noites.

No Sábado, o principal dia do certame, o Concurso do Melhor Salpicão, as chegas de touros, as demonstrações culinárias com os produtos de Vinhais a encheram os pavilhões, para além de outros atrativos como o espaço gourmet, as tasquinhas tradicionais, a exposição da maquinaria agrícola, a exposição de animais e o pavilhão de artesanato/empresas e instituições.

Já no domingo, o Festival Folclórico foi o ponto alto do último dia do certame, para além da cerimónia de entrega de prémios do concurso do melhor salpicão, que decorreu no pavilhão do fumeiro, onde estiveram presentes o secretário de Estado da Proteção Civil, José Artur Neves e o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira, entre outras entidades civis, militares e religiosas.

 



PARTILHAR:

Boticas avança com Centro de Observação da Natureza do Barroso

Hospital de dia em Vila Real colmata carência na área da saúde mental