Oitenta operacionais foram mobilizados para combater um incêndio florestal em São Salvador, concelho de Ribeira de Pena, tendo como principal dificuldade a intensidade do vento, disse fonte dos bombeiros.

O comandante dos bombeiros de Ribeira de Pena, António Martins, afirmou à agência Lusa que o fogo começou numa "zona agrícola e rapidamente chegou ao povoamento florestal, que possui bastante inclinação," e que "o vento foi de tal forma forte que fez com que a evolução das frentes fosse muito rápida".

O responsável referiu que o fogo se aproximou de algumas aldeias, como Escarei, Vilarinho ou Lamelas, onde foi necessário concentrar os meios.

O alerta para o incêndio foi dado às 13h20 e, cerca das 18h00, avançava em "duas frentes" que, segundo o comandante, "estavam a ceder aos meios".

Para o terreno foram mobilizados 82 operacionais, entre militares de GNR e de várias corporações do distrito de Vila Real, que contam com o apoio de 20 viaturas.

Cerca das 18h30, a página da internet da Autoridade Nacional de Proteção Civil, informava que estavam ativos cinco incêndios no distrito de Vila Real, que estavam a ser combatidos por 116 operacionais e 33 viaturas.



PARTILHAR:

Mondim de Basto quer ser destino "de referência" para o turismo natural

Droga apreendida durante operação de trânsito