Os deputados do PS e PSD de Vila Real solicitaram ao Presidente da República, Cavaco Silva, que o padre Fontes, impulsionador do Congresso de Medicina Popular e Noite das Bruxas, em Montalegre, seja condecorado com a Ordem de Mérito.

A iniciativa partiu dos socialistas, nomeadamente do deputado Rui Santos, à qual se associaram os representantes do PSD de Vila Real, em conjunto com 11 outros deputados, entre os quais, os ex-ministros António Serrano e Gabriela Canavilhas.

Em comunicado enviado esta sexta-feira à Lusa, os deputados referem que o padre Fontes deve ser distinguido com um dos graus das Ordens Honoríficas Portuguesas pelas actividades que desenvolveu em prol do povo transmontano, da sua cultura e tradições.

«O padre Fontes tornou-se num português de referência, um exemplo de luta em prol das tradições sociais e culturais transmontanas e do mundo rural, pelo que a sua prestação meritória ao longo da vida deve agora ser homenageada», lê-se no documento.

O sacerdote é a alma de duas «grandes» iniciativas de divulgação e animação cultural de Montalegre: Noite das Bruxas, que acontece todas as «sextas-feiras 13» do ano, e o Congresso de Medicina Popular, em Setembro, em Vilar de Perdizes.

António Lourenço Fontes, mais conhecido por padre Fontes, nasceu a 22 de Fevereiro de 1940, em Cambezes do Rio, Montalegre.



PARTILHAR:

Promover e dinamizar

Abastecimento está garantido