Um manifestação convocada nas redes sociais espera juntar, a 15 de setembro, no Nordeste Transmontano, um milhar de pessoas contra a retirada do helicóptero do INEM de Macedo de Cavaleiros, incluindo testemunhos de quem foi salvo pelo meio aéreo.

A ideia surgiu da discussão entre um grupo de amigos no Facebook acerca da decisão do INEM de acabar com o helicóptero estacionado em Macedo de Cavaleiros e colocar uma única aeronave em Vila Real para servir toda a região Norte, a partir de 01 de outubro.

Um dos elementos do grupo, Ilídio Mesquita, explicou hoje à Lusa que se trata \\"de um movimento que não é político, mas apenas um grupo de amigos preocupados com esta situação\\".

Apesar da providência cautelar contra a retirada do meio aéreo que os 12 presidentes de câmara da região apresentaram em tribunal, este grupo entende que \\"é importante também que a sociedade civil se movimente e que mostre que esta não é só uma causa política\\".

O grupo convocou para o final da tarde de 15 de setembro uma manifestação, em Macedo de Cavaleiros, que já tem \\"mais de 200 pessoas inscritos no Facebook e outras que, embora não podendo estar presentes, se manifestaram a favor\\", segundo Ilídio Mesquita.

O promotor do protesto afirmou à Lusa que espera \\"pelo menos mil pessoas\\" no protesto.

Os manifestantes irão concentrar-se na Praça das Eiras, no centro da cidade de Macedo de Cavaleiros, segundo contou, e prosseguir a pé até ao heliporto, onde vão posicionar-se em volta do equipamento num \\"abraço\\" simbólico ao helicóptero.

Os únicos que irão discursar \\"serão duas ou três pessoas que foram salvas pelo helicóptero\\" e que vão contar a sua experiência sobre \\"a importância da prontidão deste meio de socorro nas suas vidas\\".

\\"Queremos fazer chegar a Lisboa, aos nossos políticos, a necessidade deste meio\\", afirmou.



PARTILHAR:

De 26 a 29 de setembro

Residiam no cantão de Friburgo