Mariano Gago presidiu à cerimónia de encerramento de mais um Encontro de Basto, este totalmente dedicado à Ciência e Tecnologia. No evento, o governante referiu que o programa Ciência Viva é uma aposta do Governo na área da promoção da cultura científica. "Trata-se de uma área de intervenção essencial, cuja prioridade tem sido a intervenção nas escolas de todo o país", disse o ministro.

Segundo Mariano Gago, "hoje em dia, na esmagadora maioria das escolas, já existem projectos Ciência Viva, em muitos casos de colaboração com instituições científicas, laboratórios ou universidades que procuram aproximar a comunidade científica às escolas".

O governante referiu ainda que é necessário que as novas gerações de portugueses, quer se dediquem ou não a profissões cientificas, tenham a oportunidade de ter um contacto real e profissional com a ciência.

Mariano Gago salientou ainda que o projecto Ciência Viva é um programa que dinamiza a criação de museus e centros de ciência em todo o país.

Apesar de muitos desses museus já estarem a funcionar, o ministro apelou aos municípios para que tivessem um papel decisivo na dinamização destes espaços que, na sua opinião, "são os novos equipamentos sociais indispensáveis para a população".

"Trata-se de equipamentos necessários para que os mais novos e os mais velhos tenham uma oportunidade de ter um contacto directo com a ciência e tecnologia, que hoje está em toda a nossa vida", sublinhou.

O Centro de Formação de Basto está a realizar a quarta edição dos "Encontros de Basto", que desde o início de Maio estão a percorrer os quatro concelhos das Terras de Basto, nomeadamente Ribeira de Pena, Celorico de Basto, Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto.

O último Encontro de Basto deste ano realiza-se hoje, dia 1 de Junho, em Cerva, concelho de Ribeira de Pena, no qual vai participar o Ministro da Educação, Augusto Santos Silva.

Cerca de 1.200 profissionais da educação, em representação de 192 instituições de ensino, estão a participar nestes encontros e a partilhar experiências e iniciativas relacionadas com o ensino.

A iniciativa conta ainda com a realização de exposições sobre os recursos da região de Basto, sobre o ensino, a cultura e a animação.

As sedes de agrupamentos de escolas dos quatro concelhos de Basto vão ser visitadas pelo "Netmóvel", uma carrinha com computadores e orientadores que vão ensinar professores e alunos a aceder à Internet.

Esta iniciativa integra-se no projecto desenvolvido em parceria entre as escolas, as autarquias locais e o Ministério da Ciência e Tecnologia, para introduzir a internet nos estabelecimentos de ensino das terras de Basto.



PARTILHAR:

Greve dos funcionários consulares com elevada adesão

O Diário com problemas