A quarta edição da Meia Maratona do Douro Vinhateiro, a 24 de Maio, entre a Barragem de Bagaúste e o Peso da Régua, foi esta-terça apresentada com o objectivo de ser «a mais bela corrida do mundo».

A prova, que decorre em paralelo com uma «mini» maratona de seis quilómetros e uma meia maratona em cadeira de rodas, foi desenhada em terreno plano, de forma a proporcionar bons tempos e atrair corredores de nível mundial.

«Se mantiver os patrocinadores, esta pode ser uma prova de topo, procurada pelos atletas para fazerem as melhores marcas», afirmou o director técnico João Campos, treinador do meio-fundista Rui Silva e da «veterana» Fernanda Ribeiro.

O responsável fez algumas alterações ao percurso deste ano, que acompanha as margens do Rio Douro, em grande parte ao longo da estrada nacional 222, numa região considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).

Para além de Rui Pedro Silva, cuja presença está confirmada, os quenianos Peter Kipkassi Korir, Benson Olenakeri e Flora Kandie também devem participar na Meia Maratona.

Carlos Lopes, vencedor da maratona nos Jogos Olímpicos de 1984, e Fernanda Ribeiro, campeã olímpica dos 10.000 metros em Atlanta1996, são os padrinhos do evento, mas o corredor esteve ausente da apresentação, no Cais de Gaia.

Para Fernanda Ribeiro, que garantiu que irá participar na corrida no caso de estar em condições físicas, a prova tem «pernas para andar» e é uma das «mais bonitas» em que já participou.

Na «mini» maratona, a organização anuncia uma «novidade mundial»: para além de água e bebidas energéticas, os corredores vão ter à disposição pequenas quantidades de Vinho do Porto.

A organização anunciou ainda que o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, e o primeiro-ministro português, José Sócrates, foram convidados a participar na «mini» maratona.

Paralelamente ao atletismo, vão decorrer vários eventos, como concertos e uma mostra de folclore, no espaço Expo Village, no Peso da Régua.

A organização espera que entre 5.000 e 10.000 pessoas participem nas várias corridas.

http://www.meiamaratonadouro.com/



PARTILHAR:

Boa aposta

Idosos resistem a pedir o CSI