Na conferência 40 Anos de Regime-o que Mudar, presidida por Rui Rio a convite do Secretariado Distrital dos TSD Bragança, a justiça, a confiança dos cidadãos junto da classe política, foram alguns dos temas abordados pelo ex-Presidente da Câmara Municipal do Porto.

Para Rui Rio, a justiça constitui um dos pilares a ser reformulado, já que, considerou "no dia-a-dia dos cidadãos, a Justiça tem-se vindo a degradar”.

Já no que se refere à organização política do País, é cauteloso na implementação dos círculos uninominais, defende, seduzido pela influência da cultura alemã, a criação de um Instituto Político e faz a apologia de um modelo de administração menos centralizador e mais desconcentrado.

Lembrou a luta contra a Regionalização para dizer que "Não estou arrependido de ter votado e feito campanha contra a regionalização há 20 anos. Nestes anos as coisas mudaram neste capítulo, e para pior. O país está mais concentrado e centralizado, tem mais desigualdades sociais e territoriais. Entretanto fui durante 12 anos presidente de uma câmara municipal, e tive a oportunidade de ver uma quantidade de asneiras que a administração central faz por desconhecimento de causa.” Concluiu.



PARTILHAR:

Mesão Frio e Régua são dos destinos que se seguem

A luz ao fundo do Túnel