A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai atribuir a 24 de março o grau de doutor 'honoris causa' ao antigo ministro Miguel Cadilhe para homenagear "o mentor" da candidatura do Douro a Património Mundial.

Miguel Cadilhe nasceu em Barcelos, estudou na Faculdade de Economia do Porto e foi ministro das Finanças no Governo de Cavaco Silva. Como presidente da Fundação Rei Afonso Henriques lançou a candidatura do Alto Douro Vinhateiro (ADV) a Património Mundial da UNESCO, distinção que foi atribuída em dezembro de 2001.

A UTAD, localizada em Vila Real, anunciou hoje, em comunicado, que vai outorgar o grau doutor 'honoris causa' a Miguel Cadilhe, precisamente "pela ideia e dinamização" da candidatura do ADV a Património Mundial.

"Com particulares responsabilidades no processo de candidatura, a UTAD pretende nesta sessão evocativa dar relevo a toda a dinâmica económica e cultural que tem vindo a ser gerada na região", salientou a academia.

A UTAD referiu ainda que, através do doutoramento 'honoris causa', tem vindo a prestar homenagem a diversas personalidades que se destacaram em prol do Douro, como Valente de Oliveira, pelo papel na navegabilidade do Douro, e a enólogos da região duriense, como João Nicolau de Almeida e Francisco Olazabal.

A universidade disse estar "virada para a região" e que, por isso, "deve celebrar as pessoas e o seu percurso, promover o reconhecimento público e o mérito de todos os que marcaram a sua história, como é o caso de Miguel Cadilhe".

Desta forma, acrescentou, "fortalece o compromisso da instituição para com quem teve um papel relevante na região do Douro, que é uma das suas grandes bandeiras".

Miguel Cadilhe vai tornar-se o 11.º honoris causa da universidade transmontana, associando o seu nome aos do selecionador nacional, Fernando Santos, Franciscus Maria Lubbers, antigo primeiro-ministro holandês, António Lobo Antunes (escritor), Wei Zhao (reitor da Universidade de Macau) e Francisco Javier Olazabal (empresário).

A UTAD já distinguiu também Manoel de Oliveira (cineasta), Luís Valente de Oliveira (académico e antigo governante), Luís Garcia Braga da Cruz (antigo presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte) João Rosas Nicolau de Almeida (enólogo) e o Comité Olímpico de Portugal.



PARTILHAR:

Caretos mais perto de vingarem enquanto Património da Humanidade

Folar de Valpaços ganha Indicação Geográfica Protegida em Bruxelas