Cerca de mil pessoas vão unir forças no domingo para o arrastão de uma pedra de 12 toneladas, naquele que é o ponto alto da Feira do Granito de Vila Pouca de Aguiar, anunciou hoje a organização.

O certame, que decorre entre hoje e domingo, quer divulgar e potenciar o setor que é "motor da economia" local e emprega um terço da população deste concelho do distrito de Vila Real.

Organizado pela Câmara de Vila Pouca de Aguiar e a Associação dos Industriais do Granito (AIGRA), a feira apresenta-se como uma das maiores montras a nível nacional da indústria do granito.

O vereador Duarte Marques salientou que o ponto alto da Feira do Granito volta a ser o "Arrastão da Grande Pedra".

Cerca de mil populares das freguesias do concelho vão unir forças para arrastar a rocha de 12 toneladas, tratando-se de um "regresso às origens que pretende homenagear a pedra rainha da região, o granito, e destacar a força e a determinação das gentes do interior".

Antigamente, antes de se recorrer à ajuda dos animais, era com a força dos braços do homem que se transportavam as pedras para a construção de casas ou monumentos.

No recinto da feira vão estar cerca de 140 expositores, dos quais 43 ligados ao setor do granito.

O certame vai dar a conhecer os três granitos certificados do concelho (Cinza Pedras Salgadas, Amarelo Real, Cinza Telões) e, ao mesmo tempo, o objetivo é abrir portas a novos mercados.

"O granito é o principal setor económico de Vila Pouca de Aguiar. É o setor com mais expressão económica e o mais empregador", afirmou Duarte Marques.

Pelo concelho de Vila Pouca de Aguiar, espalham-se cerca de 50 empresas ligadas à extração e transformação de granito, que empregam à volta de 2.000 pessoas.

Segundo o vereador, por ano são extraídas cerca de 300 mil toneladas e o volume de negócios anual envolve os 100 milhões de euros.

"O setor sentiu alguma quebra nos últimos anos, também por causa da estagnação nas obras públicas, mas está agora a recuperar", frisou o autarca.

Duarte Marques sublinhou ainda que as exportações "estão já a crescer".

A feira integra ainda a realização das Jornadas do Granito, na sexta-feira, que vai debater temas como "O regime jurídico da atividade de exploração de pedreiras", "Financiamento ao setor dos granitos" ou "Saúde, higiene e segurança do trabalho em pedreiras".

A "Capital do Granito", como se afirma Vila Pouca de Aguiar, realiza também entre os dias 29 de julho e 10 de agosto a "ExpoGranito", que será focada nos negócios com venda de produto (transformação).
Lusa



PARTILHAR:

UTAD consegue avanços no estudo do cancro da mama

Como o mirandês venceu isolamento e chegou a segunda língua oficial