O ministro do Ensino Superior defendeu que Portugal precisa de fazer um maior esforço no que respeita à coesão territorial ao nível do ensino superior e deu o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) como um bom exemplo.

"Decidi vir simbolicamente a Bragança, já que o IPB fez um esforço de atrair alunos estrangeiros, que hoje aqui vivem com as suas famílias e constroem a suas vidas, num ambiente estimulante para as artes, cultura e o conhecimento", vincou Manuel Heitor.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, falava à margem da inauguração da exposição da pintora transmontana, Garça Morais " Cabo Verde - O espírito do Lugar", patente no Centro de Arte contemporânea de Bragança, até 17 de junho, do qual a artista plástica é patrona.

Para o governante há bons casos que mostram que a divisão entre o litoral e o interior é "fictícia" e que se pode experimentar a arte em regiões tão longe dos grandes centros.

"Certamente Lisboa e o Porto têm características únicas de atrair alunos internacionais, mas Portugal precisa de um esforço de coesão territorial e que passe pela valorização de zonas como Bragança", frisou.

O Governo enviou para publicação um despacho de fixação de vagas no ensino superior público para o próximo ano letivo, no qual o Governo propõe a redução de vagas nas instituições de ensino superior de Lisboa e Porto em 5% do total face aos três anos letivos anteriores.

Esta situação não é do agrado de todos, contudo, o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, avança que "numa sociedade democrática o confronto de ideias é bom".

"Agora, nesta matéria, o não fazer nada é a pior coisa que pode haver. Temos que experimentar novas ideias e as medidas que temos tomado resultaram de um diálogo muito grande e forte depois de quase um ano a debater sobre o futuro do ensino superior em Portugal e sempre em diálogo com estudantes, com as instituições e com os dirigentes ", observou o ministro.

Para a tutela, a concentração de estudantes em Lisboa ou no Porto não boa para o país e não é boa para "Portugal no mundo".

Manuel Heitor lembrou ainda que há programas do Governo para requalificação de imóveis antigos para alugar a alunos a preços "em conta".

"Bragança é também um bom exemplo nesta matéria de requalificação imóveis antigos na zona histórica, que resulta de uma parceria que está a ser efetuada por proprietários a autarquia", enfatizou.

O IPB tem, mais de sete mil alunos, dos quais mais de mil são estrangeiros.



PARTILHAR:

Costa anuncia redução "substancial" do IRC para empresas do interior

Vinho português do ano 2018 é do Douro, Touriga Nacional Tinto (2015)