A ligação da Ordem de Malta à freguesia de Fontes, no concelho de Santa Marta de Penaguião, servirá de mote para a construção de uma gigantesca cruz no miradouro do Viso.

A cruz, símbolo da ordem religioso-militar (primordialmente do Hospital), vai estender-se nas direcções Norte-Sul e Este-Oeste. Os materiais empregues serão o xisto, o aço cortem e o vidro.

A iniciativa é da Câmara de Santa Marta de Penaguião e faz parte do projecto, que aguarda financiamento, de criação da zona de lazer do santuário de Nossa Senhora do Viso, um local de onde se desfrutam as paisagens do Douro e, ao mesmo tempo, a serra do Marão.

A \"potenciação turística do local\" - palavras do presidente da Câmara, Francisco Ribeiro - passa, também, pela criação de um museu a céu aberto, vários anfiteatros em xisto , parque de merendas, parque infantil e pela construção de uma cafetaria.

A autarquia pretende, ainda alterar o Plano Director Municipal, de modo a permitir a construção, nas proximidades, de uma unidade hoteleira. Ao mesmo tempo, a Câmara vai beneficiar a ligação entre o miradouro e o alto da serra do Marão. No ano passado, passaram pelo miradouro do Viso, cerca de 12 mil turistas.



PARTILHAR:

Dia 10 e 11

Santo Antão da Barca