O presidente da Câmara de Miranda do Douro alertou hoje para os possíveis perigos de contaminação da água das nascentes e outras captações de superfície devido à seca e que se podem transformar em riscos para a saúde pública.

"O problema é mais grave, é quando há redes de abastecimento que saem deste tipo de nascentes para os fontanários ou reservatários e que abastecem parte de algumas populações, sem o tratamento adequado. Com a seca, a tendência é para procurar estes pontos de água", observa à Lusa, Artur Nunes.

De acordo com o autarca, em períodos de seca prolongados, como aquele que se atravessa, a quantidade de água é cada vez menor nos fontanários e a qualidade por vezes "é duvidosa".

"Queremos deixar um alerta para esta preocupação, principalmente para as localidades que ainda recorreram a este tipo de abastecimento de água para o consumo humano ou para os animais", frisou.

Ainda é muito "comum" as pessoas abastecem-se de água para consumo neste tipo de equipamento público, sem olhar "as indicações das autarquias ou outras entidades de controlo da saúde publica".

"Há uma preocupação evidente dos autarcas em controlar estas situações. Mas, há alguns casos que são mesmo do domínio privado. Em outras situações, são deixados alertas à população", indicou Artur Nunes.

À Lusa, o autarca disse que é feito controlo da qualidade da água em " algumas bicas" e são colocadas placas informativas com a indicação se daquele ponto sai água potável, ou não.

"As nascentes mais antigas, ou que se encontram nos campos próximos das populações, na sua maior parte não têm controlo e podem, em alguns casos, apresentar algum grau de contaminação", enfatizou o autarca de Miranda do Douro, no distrito de Bragança.

O responsável acredita que, se não chover, poderá haver o perigo de contaminação das nascentes de superfície provocada pela atividade agrícola e pecuária.

"Para minimizar a situação, estamos a abastecer algumas aldeias da parte norte do concelho através de autotanques, com água tratada proveniente de uma captação no rio Douro", especificou.

Agora, a autarquia vai lançar avisos às populações, para que evitem o consumo de água "não controlada", mesmo em período de seca, "já que pode ser um risco para a saúde".

"Fazemos análises à água deste tipo de captação e detetamos que, por vezes, a condição química e bacteriológica da água não é a melhor", concluiu.



PARTILHAR:

Mais de cinco milhões para a Conservação da Rede Rodoviária de Bragança

Vinhais oferece transporte gratuito a todos os doentes oncológicos