O presidente da Câmara de Miranda do Douro disse hoje que é preciso repensar o modelo de funcionamento do Festival dos Sabores Mirandeses, um certame que está "em franco crescimento" e que este ano recebe 70 expositores.

"Fechamos as inscrições para a participação no certame, mas ainda continuamos a ter solicitações para as quais não temos capacidade de resposta", observou Artur Nunes, que quer aumentar os espaços para expositores e repensar toda a organizar toda a orgânica do certame.

Com a edição deste ano marcado para os próximos dias 16 e 18, o Festival dos Sabores Mirandeses realiza-se há duas décadas em Miranda do Douro, no distrito de Bragança, sendo dedicado às principais raças autóctones do Planalto.

"O setor agropecuário está mais forte no concelho, e este Festival dos Sabores, tem por objetivo dinamizar, promover e atrair visitantes para contribuírem para dinamização económica do território do concelho de Miranda do Douro e do Planalto Mirandês", vincou o autarca.

Segundo a organização do festival, os produtores há já algum tempo que estão a produzir fumeiro, doçaria tradicional, compotas, queijos, cerveja, entre outros produtos endógenos, de forma a abastecer o certame.

A iniciativa serve também para mostrar aos visitantes a "singular" cultura mirandesa e, por isso, o recinto da feira recebe as tradicionais danças dos pauliteiros e as arrudas ao som das gaitas de fole, caixa e bombo.

"Dentro da tradições culturais da Terra de Miranda, a língua mirandesa assume um papel principal no seio do evento, porque será possível contactar diretamente com os falantes da segunda língua oficial em Portugal", acrescentou Artur Nunes.

Para além destas componentes culturais, há ainda os encontros cinegéticos, passeios BTT, passeios pedestres pelo Douro Internacional e degustações gastronómicos.

Dada a proximidade com a vizinha Espanha este ano prevê-se uma afluência de visitantes vindo do país vizinho.

O Festival de Sabores Mirandeses vai decorrer num recinto coberto com mais de mil metros quadrados, abrigando os visitantes das eventuais condições climatéricas adversas.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Governo ordena revisão aos planos de Emergência do Túnel do Marão

PSD acusa Governo de “brincar com a segurança” no Túnel do Marão