Alcañices irá receber já este sábado pelas 16h30, hora espanhola, mais uma sessão cujos intervenientes esperam que possa contribuir para o futuro dos territórios raianos.

 

A Rede Ibérica Ocidental para uma Nova Ordenação Raiana (RIONOR), em colaboração com o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e o Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB), prossegue com a organização dos Conselhos Raianos / Laboratórios de Participação Pública. Subordinada ao tema “Mobilidade e Coesão Transfronteiriças”, esta Sessão, mais uma, terá lugar no Salão de Atos do Ayuntamiento de Alcañices já amanhã, dia 14 de outubro, a partir das 16h30, hora de Espanha.

“Com as sessões já realizadas começam a delinear-se um conjunto de resoluções e recomendações que acreditamos que serão contributos sérios para o futuro dos territórios raianos, e que serão apresentadas na Sessão de Encerramento dos Conselhos Raianos que terá lugar em Vila Flor no dia 25 de novembro”, revelou o presidente da direção da RIONOR, Francisco Manuel Alves.

Na Sessão de Alcañices, para além do tema das telecomunicações, das ligações de pessoas entre as localidades raianas e das rodovias, estarão ainda em debate as ligações aéreas, nomeadamente a rentabilização do Aeródromo de Bragança de um ponto de vista sustentável e de futuro, com uma comunicação a cargo do Comandante João Roque.

“Contra os profetas da desgraça, que somos poucos e envelhecidos, com índices de participação cívica baixíssimos e que não há nada a fazer, prosseguimos com o nosso trabalho de luta por uma cidadania plena e pela dignidade de todos os moradores nos territórios raianos”, sublinhou o principal impulsionador destas sessões, manifestando-se “consciente que a tarefa em que nos envolvemos é uma corrida de fundo, mas a tenacidade que marcava a índole dos nossos avós, fará com que jamais desistamos”.

Os trabalhos encerrarão com a já tradicional confraternização, que inclui um lanche para todos os participantes.

 

FOTOGRAFIA: António Pereira (A.P.)

 

 



PARTILHAR:

Rio Maçãs praticamente seco, captações no limite

Sexta-feira 13 do festejada com espetáculo de luz, cor e som