A moeda dedicada aos Caretos de Trás-os-Montes, que integra a série de moedas de coleção comemorativas “Etnografia Portuguesa”, é apresentada no dia 11 de fevereiro, pelas 16h00, na Casa do Careto, em Podence.

Com o valor facial de 2,50 euros, a moeda tem autoria da escultora letã Baiba Šime que criou uma composição com os populares caretos, máscaras tradicionais que personificam o espírito pagão e rebelde do ritual carnavalesco do nordeste do país, cujas raízes se perdem no tempo.

A sessão conta com a presença de Benjamim Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, de António Carneiro, presidente do Grupo de Caretos de Podence, e de Alcides Gama, vogal do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM).

A moeda tem o valor facial de 2,50 euros e conta com uma emissão limitada a 2500 exemplares em ouro e 2500 exemplares em prata, ambas com acabamento especial proof, e 60 mil exemplares em cuproníquel, com acabamento normal.

Esta é a quinta moeda da série “Etnografia Portuguesa”, uma série de moedas de coleção criada pela INCM, em colaboração com o Museu Nacional de Etnologia, com o intuito de realçar elementos da cultura tradicional que compõem a identidade nacional.



PARTILHAR:

Novo livro para crianças de Alexandre Parafita

Vila Pouca de Aguiar com incubadora para ajudar empresas e valorizar floresta