A Câmara de Torre de Moncorvo, distrito de Bragança, vai investir cerca de 170 mil euros na substituição de 804 pontos de iluminação pública por tecnologia LED e telegestão, revelou hoje à Lusa o presidente da autarquia.

"No concelho há um parque instalado com cerca de 5.300 luminárias [iluminações] convencionais. Com a substituição de 804 começamos a ter ganhos em eficiência, já que há incidência sobre os equipamentos com maior potência instalada e assim contribuímos para a redução de energias poluentes", disse o autarca, Nuno Gonçalves.

O projeto tem como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica na rede pública, obtendo assim uma redução de 70% no consumo de energia nas luminárias intervencionadas.

A iniciativa pretende ainda melhorar a qualidade da iluminação nos espaços públicos, já que as novas lâmpadas têm uma temperatura de "neutra, semelhante à luz do dia", tornando-se "menos agressivas ao olho humano".

Já a aplicação de sistema de telegestão vai permitir programar a regulação da iluminação durante o período noturno, de uma forma simples e acessível.

O projeto de instalação das luminárias é financiado em 85% pelo Programa Operacional de Valorização do Território (POVT).



PARTILHAR:

First Breath After Coma e Banda de Música de Mateus abrem Rock Nordeste

Bragança perde mais de três mil alunos em seis anos