O município de Mondim de Basto apresentou hoje um plano estratégico para as fileiras da caprinicultura, apicultura e micologia silvestre, visando potenciar estas atividades e ajudar a atrair e fixar jovens no concelho.

O concelho de Mondim de Basto tem uma ocupação florestal e de incultos da ordem dos 80% do território e 11% de agricultura.

Falando hoje à agência Lusa, o presidente município, Humberto Cerqueira, disse que o plano delineado quer "potenciar as atividades ligadas à floresta", tornando-as mais rentáveis para quem já se dedica a estas áreas e atrativas para que outros jovens se instalem no território.

O plano estratégico tem como objetivo potenciar o aproveitamento não lenhoso dos produtos endógenos da floresta, assegurar a sustentabilidade do território, fomentar a cooperação dos produtores e empreendedores locais e definir ações e estratégias que possam contribuir para o fortalecimento económico, bem como atrair e fixar novos residentes no concelho.

"Não é possível desenvolver um território se não aproveitarmos os recursos endógenos que existem", sublinhou. E, em Mondim de Basto, foram identificadas três atividades com potencial de desenvolvimento, como a caprinicultura, a apicultura e a micologia silvestre.

A caprinicultura e apicultura já possuem alguma dimensão no concelho, mas o autarca acredita que têm potencial para ganharem mais dimensão em termos económicos. Quanto à micologia, disse estar a dar primeiros passos.

O plano estratégico reflete "o foco do município em promover o desenvolvimento e cooperação dos agentes locais, de modo a gerar valor acrescentado e tornar o concelho mais competitivo e atrativo para o investimento, ajudar na fixação de novos empreendedores e na progressão dos existentes".

"A câmara assume um papel dinamizar, de criar um plano integrado para o território, juntar essas pessoas, atrair mais pessoas e dar uma perspetiva económica e integrada para estas três atividades", salientou Humberto Cerqueira.

O município já possui um gabinete de apoio ao agricultor que ajuda os empreendedores, por exemplo, na elaboração de projetos para candidatura a fundos comunitários.

Humberto Cerqueira disse que, mais tarde, serão apresentadas iniciativas idênticas para os setores do turismo e do granito



PARTILHAR:

Câmara de Chaves diz que Museu das Termas Romanas é obra prioritária

Militares da GNR que avisavam bar de alterne de fiscalizações julgados