A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) decidiu manter por mais cinco anos a etapa portuguesa do mundial ralicross em Montalegre, anunciou hoje o município do distrito de Vila Real.

“As negociações chegam assim a um final feliz reforçando esta parceria e mantendo esta dinâmica”, afirmou, em comunicado, o presidente da câmara, Orlando Alves.

A prova portuguesa a contar para o campeonato do mundo de ralicrosse junta o município de Montalegre e o Clube Automóvel de Vila Real (CAVR).

O autarca adiantou que a autarquia está a preparar “um pacote de investimentos na pista a rondar os três a quatro milhões de euros” e que serão concretizados nos próximos cinco anos.

Segundo Orlando Alves, vai ser necessário melhorar os espaços de acolhimentos das equipas médicas e de enfermagem, bem como dos órgãos de comunicação, vários dos quais internacionais, que acompanham o campeonato do mundo, e otimizar a rede de fibra ótica.

Devido às exigências da FIA, Montalegre já iniciou um conjunto de melhoramentos no circuito e na área envolvente, como o alargamento da área do paddock e a instalação de uma bancada com 2.800 lugares.

"O investimento confere um retorno significativo para a terra e sobretudo põe-nos a competir com espaços e cidades de notoriedade mundial", frisou o presidente.

O concelho, com este evento, tem um retorno que “pode ultrapassar os dois milhões de euros”, sendo uma oportunidade de negócio para as unidades hoteleiras, restaurantes e comércio.

O ralicrosse atrai muitos espetadores, muitos deles provenientes da vizinha Espanha.

Orlando Alves frisou ainda que a publicidade que é feita do território, através das reportagens televisivas, “é uma mais-valia”. A prova é transmitida em cerca de 100 países.

Entre os dias 21 e 23 de abril, Montalegre acolhe a segunda etapa do campeonato do mundo de ralicrosse, para a qual estão inscritos 18 pilotos, de nove nacionalidades, numa lista que inclui seis equipas e seis inscrições de pilotos individuais.

Depois de Portugal, o campeonato do mundo prossegue até novembro passando por Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Canadá, Noruega, França, Letónia, Espanha e África do Sul.
Foto: organização

CALENDÁRIO | MUNDIAL 2017

1. Espanha (Barcelona) - 1 e 2 abril
2. Portugal (Montalegre) - 22 e 23 abril
3. Alemanha (Hockenheim) - 5 e 6 maio
4. Bélgica (Mettet) - 13 e 14 maio
5. Grã-Bretanha (Lydden Hill) - 27 e 28 maio
6. Noruega (Hell) - 10 e 11 junho
7. Suécia (Holjes) - 1 e 2 julho
8. Canadá (Trois-Riviéres) - 5 e 6 agosto
9. França (Loheac) - 2 e 3 setembro
10. Letónia (Riga) - 16 e 17 setembro
11. Alemanha (Esterling) - 30 setembro e 1 outubro
12. África do Sul (Cidade do Cabo) - 11 e 12 novembro



PARTILHAR:

Uma cidade de e para o futuro

Douro revela-se a 14 operadores turísticos internacionais