O município de Montalegre foi o grande vencedor do Prémio Município do Ano 2018 – região Norte - , na categoria das localidades com menos de 20 mil pessoas, com o evento "Sexta 13 - Noite das Bruxas".

Mais um reconhecimento ao fantástico trabalho de promoção que está a ser praticado no nosso território. A cerimónia ocorreu no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Orlando Alves, presidente da Câmara de Montalegre, foi quem recebeu o galardão.

Montalegre arrecadou o Prémio Município do Ano 2018 na região Norte, na categoria das localidades com menos de 20 mil habitantes, numa cerimónia que aconteceu no Paço dos Duques de Bragança, em Guimarães. Nesta quinta edição, foram a concurso 54 candidaturas e o júri nomeou 35 projetos para o prémio final e para nove categorias, entre estas a que Montalegre se consagrou vencedora.

De sublinhar que foi a primeira vez que a autarquia avançou para esta iniciativa. A escolha do projeto "Sexta13 – Noite das Bruxas" não podia ter sido mais feliz a ponto de conquistar a simpatia generalizada.

Recorde-se que o concurso Municípios do Ano Portugal 2018 é uma iniciativa promovida pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, que visa reconhecer as boas práticas de projetos implementados pelos municípios com impacto no território, na economia e na sociedade, promovendo o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade.

Pretende, também, colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

Globalmente, o vencedor do galardão "Município do Ano 2018" foi Arouca (Geo Parque Mundial da UNESCO). Relembre-se que a iniciativa foi ganha em 2014 pelo município de Lisboa (Há Vida na Mouraria), em 2015 por Vila do Bispo (Festival de Observação de Aves & Actividades de Natureza), em 2016 pelo Fundão (Academias de Código) e em 2017 por Guimarães (Pay-as-You-Throw no Centro Histórico de Guimarães).

Orlando Alves | Presidente da Câmara de Montalegre
«Para nós é uma honra termos recebido este prémio. Lembro que foi a primeira vez que concorremos. Sermos distinguidos desta forma é uma grande honra. Para o conjunto dos municípios portugueses, com menos de 20.000 habitantes, sermos o melhor na região Norte, é um reconhecimento extraordinário. Nós não trabalhamos para prémios. Trabalhamos na assunção dos compromissos que decorrem do exercício da missão que nos cabe. No entanto, se pelo nosso trabalho, empenho, criatividade, dedicação e pela forma como envolvemos a comunidade nos projetos que idealizamos, se isso merecer o reconhecimento do público em geral - como foi o caso - naturalmente que nos dá uma grande animação e vontade de continuar. É sinal de que o nosso trabalho tem aceitação, é respeitado e dá-nos força para continuar».



PARTILHAR:

Governo assegura ligação aérea Bragança/Portimão

UTAD homenageia Agustina Bessa-Luís