Para além das cinco novas viaturas “amigas do ambiente” que substituem veículos convencionais da frota municipal, está também prevista a aquisição de dois autocarros elétricos de passageiros.

 

Decorreu esta terça-feira, dia 21 de novembro, às 9h30, a apresentação pública dos cinco novos veículos elétricos do Município de Bragança.

Os novos veículos “amigos do ambiente” vêm substituir viaturas convencionais da frota municipal, num investimento efetuado superior a 170 mil euros, comparticipado em 64 mil euros por fundos comunitários que resultam de uma candidaturas apresentadas ao Fundo Ambiental e que visa fazer de Bragança cada vez mais uma Ecocidade.

“O objetivo é modernizar os serviços, contribuir para aquilo que é a nossa estratégia de ecocidade, dando nota de que estamos preocupados com o ambiente, poupando recursos também, uma vez que estas viaturas têm uma autonomia de 200 quilómetros e a cada processo de carregamento o município gastará um euro, o que é de facto muito económico e é isso que nos interessa”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Bragança, em conversa com a comunicação social, após a apresentação das viaturas e depois de ter testado ele próprio a fiabilidade de um dos veículos elétricos com um pequeno “testdrive” na Praça Cavaleiro de Ferreira.

Das cinco novas viaturas, três irão desempenhar um tipo de serviço mais vocacionado, segundo Hernâni Dias, para o ambiente, desde a manutenção urbana, até à recolha de dejetos na via pública. Das duas restantes, uma terá como missão retirar das ruas os animais errantes, enquanto a outra servirá para a recolha diária do dinheiro proveniente dos parcómetros e dos parques de estacionamento subterrâneos, para além de poder ser usada, também, para a manutenção dos mesmos.      

Com, sensivelmente, 114 viaturas, entre veículos de serviço, de transportes urbanos e maquinaria diversa, a frota automóvel da Câmara Municipal de Bragança vê, assim, por intervenção do seu presidente, serem substituídos mais cinco veículos, “em final de vida, mais desatualizados ou com os consumos mais elevados” pelo mesmo número, mas de veículos totalmente elétricos. No entanto, o município não pretende ficar por aqui, não no que diz respeito à renovação da frota automóvel, à economia de recursos financeiros, nomeadamente, com combustíveis e ao conceito de ecocidade, estando já a ser contemplada, de acordo com Hernâni Dias, a aquisição de dois autocarros elétricos de passageiros.

“Temos prevista, agora, a aquisição de dois autocarros elétricos de passageiros. Estamos, neste momento, no processo final já para que possamos adquirir esses dois autocarros, que irão fazer o transporte de passageiros aqui dentro na cidade, substituindo viaturas mais antigas, nesta perspetiva, claramente, do conceito de ecocidade* que é Bragança”, informou o edil brigantino.  

 

*Ecocidade – Núcleo urbano concebido e organizado com o objetivo de reduzir o impacto ambiental e cujos habitantes partilham o projeto de viver de forma ecologicamente saudável, seguindo o modelo dos ecossistemas naturais (Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa).

 


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

Colisão violenta contra um poste em Bragança

"Já estamos a recorrer à reserva que tínhamos para o inverno"