Instalação de antenas irá melhorar as condições da rede móvel em diversas localidades da área rural do concelho, permitindo o “desenvolvimento, quer da economia digital, quer da sociedade de informação”.

 

Decorreu na passada sexta-feira, dia 10 de fevereiro, a cerimónia de assinatura de um protocolo entre a autarquia brigantina e a Vodafone no Salão Nobre da câmara municipal.

Com o objetivo de “defender os interesses de toda a população, de forma justa e equitativa, nomeadamente no que toca a comunicações e à promoção do desenvolvimento económico e territorial”, este protocolo visa, de acordo com a edilidade, “disponibilizar ou reforçar a rede móvel” em várias localidades do concelho.

“Este protocolo consiste exatamente em conseguirmos disponibilizar a acessibilidade ao nível das comunicações às aldeias e às freguesias onde isso hoje não acontece por falta de rede”, começou por adiantar o edil brigantino aos jornalistas, após terminada a celebração do protocolo, que irá “permitir a instalação de equipamentos que irão garantir que as pessoas possam ter internet nos seus telemóveis, nas suas casas, nas suas aldeias”.

Nas palavras de Hernâni Dias, ao disponibilizar rede nessas localidades fomenta-se, simultaneamente, “uma maior coesão ao nível do território”. “Temos mais de uma dezena de aldeias já identificadas, muitas na área do Parque Natural de Montesinho, que é, de facto, a zona com menor cobertura”, declarou o autarca, referindo-se a Varge, Aveleda, Rio de Onor, Guadramil, Montesinho, França, Portelo, Petisqueira, Rabal, Milhão, Babe, Serapicos, Castro de Avelãs, Pereiros, Sendas, Fermentãos, Vila Franca e Gondesende.

Depois do projeto-piloto em Rabal ter sido considerado “um sucesso”, corria o ano de 2013, seguindo-se França e Varges, em 2016, outras localidades serão beneficiadas, já durante 2017, promete, também, o responsável do desenho da rede móvel da Vodafone Portugal, “assim que este protocolo esteja feito e que os projetos sejam aprovados”.

Segundo Pedro Santos, trata-se de “agilizar todas as entidades necessárias para fazer acontecer este projeto” com “soluções de cobertura à medida para estas pequenas localidades”, destacando, ainda, a ajuda “preciosa” dada pela autarquia ao isentar de taxas a operadora na colocação das respetivas antenas que permitirão o “desenvolvimento, quer da economia digital, quer da sociedade de informação”.

Para o representante da operadora móvel, no final daquele que foi o 34º protocolo celebrado entre a rede que representa e as autarquias, “este protocolo visa complementar a cobertura que a Vodafone tem vindo a apostar ao longo do tempo, essencialmente, nos últimos dois, três anos, a fazer a melhor rede móvel nacional. Mas tem consciência que existem algumas localidades mais remotas que ainda não têm essa rede”.

Para terminar, Hernâni Dias frisou que se outras zonas ou aldeias do concelho forem identificadas como tendo pouca ou nenhuma rede, serão acrescentadas adendas ao protocolo que permitirão solucionar essas situações, sendo que, sublinhou o edil, este acordo não é exclusivo da Vodafone. “ O município estará aberto a que outras empresas do setor possam estar neste projeto da mesma forma e com as mesmas condições. Se tivermos outras solicitações, responderemos exatamente da mesma forma”, asseverou o presidente da Câmara Municipal de Bragança.

 



PARTILHAR:

Centro Hospitalar de Trás-os-Montes investe 3,75 milhões

PSD quer os concelhos de Bragança numa única Comunidade Intermunicipal