A Câmara Municipal de Sabrosa aprovou em reunião camarária a concessão das antigas escolas primárias de Vilarinho de S. Romão, Celeirós do Douro e Provesende para fins turísticos.

Com esta decisão, o executivo além do retorno financeiro e tornar útil o espaço público, pretende evitar a degradação deste património de memória e enraizado na vivência das populações.

O concelho de Sabrosa possui 17 edifícios que estavam inseridos na rede de ensino básico e que gradualmente foram desativados na sua função devido à reorganização escolar centrada nos agrupamentos escolares, restando apenas um no ativo.

Desde então o Município avançou com um plano de refuncionalização dos imóveis, assumindo atualmente grande parte deles, um importante papel comunitário, focalizado nas áreas do associativismo, habitação social, turismo, cultura e ação autárquica.

Neste sentido, o Município pretende concessionar como unidades de alojamento turístico os edifícios das antigas escolas de Celeirós do Douro e Vilarinho de S. Romão, e o de Provesende para a instalação de uma unidade de restauração.

A adaptação para alojamento turístico visa criar uma oferta no concelho direcionada para um segmento turístico específico, em particular o alojamento “low cost”, enquanto a exploração de um restaurante pretenderá dar resposta ao crescente fluxo de visitantes que Provesende regista.



PARTILHAR:

Douro vai ao Brasil para promover vinhos e turismo

Azeite e figos com fartura em mais uma feira do Lombo