A Câmara Municipal de Sabrosa recorda o general Loureiro dos Santos, que hoje morreu aos 82 anos, como uma "figura ímpar e incontornável" do concelho, do país, da Europa e do mundo.

O município de Sabrosa manifesta publicamente o seu pesar pelo falecimento do general José Alberto Loureiro dos Santos, natural de Vilela do Douro, figura ímpar e incontornável do nosso concelho, do país, da Europa e do mundo, dos séculos XX e XXI", refere a autarquia em comunicado.

Recordando os "mais relevantes cargos públicos da nação" ocupados por Loureiro dos Santos, que "foi ministro da Defesa Nacional e Chefe do Estado-Maior do Exército", a Câmara Municipal de Sabrosa sublinha ter sido ainda "o grande impulsionador da criação do CEISDTAD - Centro de Estudos e Investigação de Segurança e Defesa de Trás-os-Montes e Alto Douro, que tem a sua sede também em Sabrosa".

"A sua memória em Sabrosa está devidamente documentada no Espaço Vida e Obra General Loureiro dos Santos, um espaço para o qual o próprio doou o seu espólio, de índole bibliográfica, militar e pessoal", sustenta o município, que em 2012 entregou a Loureiro dos Santos a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro.

O general José Loureiro dos Santos, antigo ministro da Defesa Nacional e ex-chefe do Estado-Maior do Exército, morreu hoje em Lisboa, vítima de doença, disse à agência Lusa fonte da família.

Nascido em Vilela do Douro, concelho de Sabrosa, no distrito de Vila Real, em 02 de setembro de 1936, José Alberto Loureiro dos Santos foi ministro da Defesa Nacional entre 1978 e 1980 nos IV e V Governos Constitucionais, chefiados por Carlos Mota Pinto e Maria de Lourdes Pintasilgo, ambos executivos de iniciativa presidencial de Ramalho Eanes.

Militar do ramo de artilharia, Loureiro dos Santos foi vice-Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, em 1977, e Chefe do Estado-Maior do Exército.



PARTILHAR:

Trás-os-Montes receia penalização por falta de empreiteiros

Peso da Régua será "Cidade do Vinho - 2019"