A Câmara Municipal de Murça mantém assim a sua classificação a nível de ranking, passando da posição 21 obtida em 2015, para a 22 em 2016, aumentando contudo o seu score global de ITM de 74,72 para 89,01 pontos.

Foi divulgado hoje, dia 8 de fevereiro na Universidade de Aveiro, os resultados do Índice de Transparência Municipal (ITM) referentes ao ano 2016, através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos websites municipais pelas 308 Câmaras Municipais, onde o distrito de Vila Real coloca três câmaras nas primeiras trinta posições.

O estudo promovido pelo quarto ano consecutivo pela TIAC, conta nesta edição com a parceria do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, do Instituto Superior Técnico, do Núcleo de Estudos em Administração e Políticas Públicas da Universidade do Minho e do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território da Universidade de Aveiro,

Alfândega da Fé voltou a ser em 2016 a Câmara com valor absoluto de 100 no Índice de Transparência Municipal, que mede a qualidade da informação de interesse público disponível nos sites dos municípios.

O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões:
1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município;
2) Planos e Relatórios;
3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos;
4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública;
6) Transparência Económico-Financeira;
7) Transparência na área do Urbanismo.

Esta classificação posiciona o Município de Murça no 22.º lugar do ranking a nível nacional, fruto dos procedimentos adotados pelo atual executivo municipal, liderado pelo presidente José Maria Costa.

Com efeito, o site oficial do município disponibiliza informação relevante e de interesse público, possibilitando aos munícipes um maior conhecimento da ação municipal, sendo que no 6.º item, o município atingiu, orgulhosamente, 100% na transparência Económico-Financeira. Também no 1.º, 5.º e 7.º itens, Murça consegue ultrapassar a barreira dos 92%.

Este resultado revela a visão estratégica do Município de Murça na utilização dos instrumentos de comunicação digital enquanto instrumentos de transparência da sua atuação.

Recorde-se que em outubro de 2016, o Índice da Presença na Internet das Câmaras Municipais Portuguesas, classificou também o site da Câmara Municipal de Murça na 19.º posição no ranking global, no universo dos 308 municípios portugueses e a 2.ª posição ao nível do distrito de Vila Real, e 1.ª posição da Comunidade Intermunicipal do Douro, no âmbito de um estudo desenvolvido pelo Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, promovido através do GÁVEA - Laboratório de Estudos e Desenvolvimento da Sociedade da Informação sobre Local e-Government em Portugal, com o apoio da Microsoft.



PARTILHAR:

Antiga aluna do IPB Isabel Veiga vence Prémio L'Óreal

Carlos Guerra concorre à autarquia brigantina pelo Partido Socialista