Cinco pessoas, todas da mesma família, ficaram desalojadas na sequência de um incêndio que destruiu por completo a casa onde habitavam, na aldeia de Brunhoso, concelho de Mogadouro. Pouco passava das 11 horas da manhã de ontem, quando as chamas deflagraram na habitação, propagando-se de imediato a todas as divisões, já que a estrutura da casa era praticamente toda em madeira.

Os proprietários não se encontravam na residência, já que estavam na apanha da azeitona, sendo os vizinhos a dar o alerta aos bombeiros.

\"Estávamos aqui no café quando nos apercebemos de que do telhado da casa estava a sair fumo. Sabíamos que ninguém estava em casa e quando demos por ela estava tudo a arder\", avançou, ao JN, uma testemunha ocular.

A família, de fracos recursos económicos, vivia do dia a dia de trabalho na agricultura, sendo composta por dois casais, filho e nora e uma criança de três anos.

A violência das chamas destruiu por completo todo o recheio da habitação, ficando os seus habitantes \"apenas com a roupa que traziam no corpo\", situação que levou mesmo a que alguns elementos do agregado familiar recebessem assistência no local, dado o estado de ansiedade vivido por quem tudo perdeu num curto espaço de tempo.

Durante o combate às chamas, viveram-se igualmente momentos de pânico, já que rebentaram três das quatros garrafas de gás butano que se encontravam na habitação, uma situação que dificultou a acção dos bombeiros.

\"Tivemos sorte em não haver vítimas devido à explosão das garrafas de gás. No momento em que me preparava para entrar no interior da casa, para inspeccionar o local, houve mais um rebentamento, \" avançou António Salgado, comandante dos Bombeiros Voluntários de Mogadouro.

O incêndio foi combatido, durante várias horas, por 20 bombeiros, apoiados por seis viaturas. As causas do sinistro ainda não foram apuradas.

Ao início da tarde de ontem, a família desalojada tinha já abrigo temporário na casa paroquial da aldeia. A decisão do realojamento partiu da Junta de Freguesia de Brunhoso e do município de Mogadouro.

\"Agora, vamos analisar toda a estrutura da habitação, para ver se dá ou não para ser recuperada\", disse, ao JN, Dário Mendes, vereador municipal.

Quatro homens ficaram sem habitação em Resende

Quatro homens ficaram desalojados na sequência de um incêndio que, ontem à tarde, destruiu totalmente a casa onde viviam, em Resende, distrito de Viseu.

O incêndio deflagrou cerca das 1430 horas, em Nadais de Baixo, freguesia de S. João de Fontoura, sendo ainda desconhecidas as causas, disse Luís Carvalho, dos bombeiros voluntários de Resende.

Em declarações à agência Lusa, a mesma fonte adiantou que \"a moradia antiga, de pedra por fora e tabique por dentro, ficou completamente destruída\", deixando desalojados os quatro homens que viviam naquela casa, todos de origem romena.

Luís Carvalho referiu ainda que a protecção civil da Câmara de Resende se encontra no local, \"a aguardar que a GNR confirme se os cidadãos da Europa de Leste se encontram [no país] em situação regular, para depois decidir onde serão acolhidos\". No local, estiveram nove homens e três veículos dos bombeiros voluntários de Resende.



PARTILHAR:

«Miguel Torga - Diário (I-XVI)»

Obra de 500 mil euros