A telemedicina foi utilizada com sucesso no serviço de ortopedia do Hospital de Macedo de Cavaleiros. Isto porque na passada segunda-feira se procedeu nesse estabelecimento de saúde à aplicação de uma prótese no joelho de um idoso através de assistência computorizada.

De acordo com o médico ortopedista Benjamim Rodrigues, que realizou a cirurgia em conjunto com Afonso Ruano, "há alguns anos que o sector de ortopedia deste hospital tem vindo a desenvolver esforços no sentido de se manter actualizado", optando-se pela modernização de meios e tecnologias da especialidade e pela frequência de estágios e assistência a eventos científicos internacionais por parte dos ortopedistas. Isto porque, justificou o médico, estas iniciativas "permitem que os profissionais tomem conhecimento das técnicas mais recentes que se praticam nos países mais avançados".

A aplicação da prótese no joelho de um idoso de Vale de Asnes, Mirandela, constituiu por isso um motivo de satisfação para a equipa de ortopedia deste hospital. Segundo Benjamim Rodrigues, com a técnica de cirurgia assistida por computador, conhecida cientificamente por ortonavegação, "o cirurgião continua a ter o seu papel", só que este método per- mite "mais rigor e perfeição dos implantes protésicos". Além disso, explicou o médico, ao utili- zar este sistema alemão, denominado de orthopilot, "o cirurgião consegue o estudo pré-operatório numa perspectiva que permite a colocação das próteses sem distorcer o funcionamento biomecânico das articulações e com uma margem de erro mínima e desprezível". Isto significa que, acrescentou, "o resultado final funcional biomecânico é quase perfeito, ou seja, vai haver um menor desgaste da prótese e, consequentemente, maior durabilidade da mesma, e um menor sacrifício do doente". Para além de tudo isto, há também um "maior rigor" e uma "maior duração dos implantes, retardando assim a substituição das próteses", concluiu o especialista.

Os médicos que efectuam este tipo de intervenções acreditam que a população do Nordeste, nomeadamente a mais envelhecida, "sai beneficiada com este passo enriquecedor da qualidade da saúde numa região desfavorecida".

Há ainda a salientar o facto desta técnica ser "pioneira" no Norte do país. Na perspectiva de Benjamim Rodrigues, esta situação "associa este hospital aos serviços de ortopedia dos hospitais de S. Sebastião, em Santa Maria da Feira e Pedro Hispano, em Matosinhos".



PARTILHAR:

Candidatos trocam argumentos

Quarta vitória consecutiva