A freguesia de Cotas, no concelho de Alijó, tem um campeão nacional de enduro na classe verde 1. Carlo Teixeira foi Campeão Nacional em 2011 e ainda não conseguiu patrocínio para poder concorrer em 2012.

Carlos Eduardo Loureiro Reis Teixeira, de 26 anos, nascido na Póvoa, Freguesia de Cotas, Concelho de Alijó, anda no mundo do Enduro desde 2009. Desde logo mostrou qualidades para vencer neste desporto de resistência, onde piloto e máquina têm de provar uma fiabilidade em terrenos e percursos de extrema dificuldade.

O Enduro escolhe percursos virgens, trilhos que só são vencidos por motos bem preparadas tecnicamente e por pilotos bem preparados fisicamente. São provas de resistência, com obstáculos vários, desde geográficos a climatéricos, que colocam ao piloto e à máquina enormes dificuldades.

Carlos Teixeira conseguiu em 2009, em apenas duas provas, conquistar o 6º lugar no Campeonato Nacional de Enduro e o 2º na classe promoção de Cross-country. Em 2010 o azar bateu à porta e só fez duas provas, vencendo-as, antes de avaria grave na sua mota. Foi o ano de 2011 que consagrou o campeão alijoense na classe Verde 1, terminado em primeiro lugar com 225 pontos.

Por ter sido campeão, Carlos Teixeira deve subir de escalão, o que lhe exige outros argumentos em termos de máquina. Ora isso traz despesas acrescidas na preparação de um campeonato e os patrocínios que tinha no ano passado não são suficientes para continuar. Sem nenhuma resposta positiva aos apelos que tem lançado, tudo aponta que o ano de 2012 não vai ter Carlos Teixeira presente no Campeonato Nacional de Enduro que tem início no mês de Fevereiro.



PARTILHAR:

«Situação dos emigrantes lusos na Suíça agrava-se de forma preocupante»

Se fosse só ali!