Os hotéis e restaurantes da vila de Montalegre, no distrito de Vila Real, têm casa cheia para a primeira sexta-feira 13 do ano, assim como para a seguinte, a 13 de dezembro, disseram hoje operadores locais do setor.

A Câmara de Montalegre organiza a Noite das Bruxas desde 2002, que decorre todas as sextas-feiras 13, sendo já parte integrante do calendário cultural da região.

Em contagem decrescente para a noite "mais mágica" desta vila de Trás-os-Montes, os 32 restaurantes aderentes ao evento e unidades hoteleiras da "capital do misticismo" têm já lotação esgotada.

Luís Silva, de uma unidade hoteleira local, afirmou hoje à Lusa já ter casa cheia há "vários" meses.

Regra geral, explicou, as pessoas deixam reservas feitas de uma sexta-feira para a outra, mesmo sendo só no ano seguinte.

O hotel preencheu, para as duas sextas-feiras 13 de 2013, todas as vagas não só nas dormidas, mas também nas refeições.

Este evento, na opinião de Luís Silva, é uma "mais-valia" para a economia local.

Maria José Gil, proprietária de um restaurante localizado junto ao castelo, referiu que tem lotação esgotada há mais de um ano.

Para a sexta-feira 13 de dezembro, disse, ainda existem "uns lugares", mas poucos.

"Os clientes deixam marcações de um evento para o outro", avançou.

A Noite das Bruxas foi, segundo a empresária, uma "ótima ideia" porque atrai gente de norte a sul a Montalegre não só nessa noite, mas noutros eventos festivos ao longo do ano.

O restaurante de Maria Ferreira está "repleto" [reservas de mesa esgotadas] há mais de um mês.

"Há pessoas a ligar para marcar, mas já não consigo reservar porque não tenho mais espaço", afirmou, admitindo, no entanto que para a segunda sexta-feira 13 do ano, em dezembro, ainda tem lugares.

Os restaurantes e hotéis malfadados prometem infernizar o jantar dos convivas com "refeições diabólicas" e "seres demoníacos" a atormentá-los.

O programa da Noite das Bruxas conta com um desfile pelas ruas de figuras "do além" e com o espetáculo "Magia da Lua Cheia" junto ao Castelo de Montalegre.

Depois da meia-noite, o padre Fontes, conhecido por "Bruxo-Mor", vai cozinhar a queimada, licor feito à base de aguardente, limão e açúcar, acompanhada por uma ladainha que simboliza a "invocação de tudo quanto é mal".

Para quem acredita, a queimada pode livrar todos os males de "embruxamentos", feitiços e maus-olhados.

Pela noite fora, haverá animação nas ruas, bares e discotecas.

O orçamento para a primeira sexta-feira 13 de 2013 é de 100 mil euros, um investimento que, segundo o presidente da câmara de Montalegre, é feito «sem riscos».



PARTILHAR:

Igreja de Meixede

Roga dos Rios