No passado dia 10 de junho, decorreu a cerimónia de inauguração do Balneário Pedagógico de Investigação e Desenvolvimento de Práticas Termais de Vidago, presidida pelo Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, pelo Presidente da Câmara Municipal, António Cabeleira, e pelo Presidente da União de Freguesias de Vidago, Arcossó, Selhariz e Vilarinho das Paranheiras, Rui Branco.

No discurso inaugural, o Secretário de Estado da Saúde salientou a importância deste equipamento para o desenvolvimento de Vidago, de Chaves e da região, referindo que com a recente remodelação do balneário das Termas de Chaves e a inauguração deste novo balneário em Vidago, “Chaves coloca-se numa posição cimeira ao nível nacional e europeu no que toca ao termalismo”.

Para além de elogiar as respostas modernas e inovadoras no âmbito dos equipamentos termais de Chaves, Manuel Delgado, destacou ainda como marcas distintivas da região, “a beleza inigualável da paisagem, a hospitalidade cativante das gentes, o rico património cultural e histórico que se pode aqui desfrutar, a gastronomia transmontana e os tempos de lazer que se proporcionam nestes espaços, convidando ao descanso e à reflexão ou a uma partida de golf”.

Também António Cabeleira referiu que este novo equipamento vem reforçar a aposta no termalismo como estratégia do setor turístico e uma âncora para o desenvolvimento da economia da região. Um investimento de cerca de 3 milhões de euros que aproveitou as instalações da antiga Estação Ferroviária de Vidago e as requalificou, atribuindo-lhes novas funções como balneário pedagógico, o que permitirá criar novos postos de trabalho, novos negócios, fixar população e dar um novo impulso ao Alto Tâmega, revelou o edil.

A diversidade de águas minerais no concelho de Chaves e de Verín, aliada à oferta termal existente no território, entre o balneário das Termas de Chaves, renovado em 2014, o SPA Termal do Vidago Palace Hotel e o novo equipamento termal de Vidago, fazem deste território um destino termal de excelência em quantidade e qualidade deste recurso natural que é a água, frisou ainda o autarca flaviense.

Por outro lado, o Presidente da União de Freguesias de Vidago, Rui Branco, também se manifestou extremamente orgulhoso com a abertura do novo balneário, agradecendo ao atual e ao anterior executivo municipal pela aposta feita, fazendo votos de que Vidago recupere o esplendor e a importância de outrora como vila termal de referência.

Para além de serviços de reabilitação e fisiatria, banhos, duches, vapores, aplicações de contraste, duche massagem, técnicas respiratórias, bem como uma panóplia de outros tratamentos termais, este balneário também contempla uma vertente pedagógica de investigação e de desenvolvimento de práticas termais no seu programa funcional. Refira-se que a gestão deste equipamento está a cargo da empresa municipal, Gestão de Equipamentos do Município de Chaves, EM-SA, que gere também as Termas de Chaves.

A obra foi financiada aproximadamente a 83% pelo ON.2 no âmbito do Eixo Prioritário II - Valorização Económica de recursos Específicos, Programa de Ação ECC_PROVERE-AQUANATUR).



PARTILHAR:

Três mil de duzentas trutas na Barragem de Montesinho

“Nuvem negra” sobre novo sistema de Carta por Pontos