A um ano de alcançar a sua vigésima edição, a Feira de Artesanato e Gastronomia do distrito de Vila Real contou com cerca de 80 expositores e mais de 25 mil visitantes, encerrando domingo com o programa da TVI.

 

Decorreu de 2 a 4 de Dezembro, a 19ª edição da Feira de Artesanato e Gastronomia (FAG) do distrito de Vila Real.

De acordo com a organização, as alterações introduzidas este ano “fizeram deste novo formato, um sucesso”. A maior novidade terá sido mesmo ter-se optado por uma Praça da Alimentação alargada com o triplo de mesas do ano anterior, ocupando cerca de metade da parte central do pavilhão, onde seis conhecidos restaurantes de Vila Real marcaram presença.

O grande espaço de mesas disponível, a diversidade da oferta dos restaurantes com diversos pratos regionais disponíveis, complementada pelos diversos petiscos oferecidos pelos expositores de gastronomia, nomeadamente o fumeiro e os doces, assim como de expositores de vinhos do Douro e Porto, trouxeram ao certame mais de 25 mil visitantes distribuídos pelos três dias do evento. No entanto, a maior participação aconteceu precisamente no último dia, até porque a animação esteve a cargo do programa televisivo de domingo à tarde da TVI, Somos Portugal. 

Esta edição da FAG contou, ainda, com a presença de 80 expositores que ocuparam o Pavilhão de Exposições da Associação Empresarial de Vila Real – Nervir, assim como a tenda colocada no exterior.

Para além da gastronomia de qualidade intrínseca, não fosse ela transmontana, do fumeiro, aos doces conventuais, às compotas e licores, assim como a nova Praça da Alimentação que primou pela diferença, o artesanato diversificado foi outra das peças centrais do certame como, de resto, não poderia deixar de ser. Os bordados, os linhos, os artigos em pele, as artes decorativas, a madeira, os artigos de moda, a bijutaria e a cortiça, entre muitos outros produtos, captaram a atenção e fizeram as delícias dos visitantes oriundos dos quatro cantos do país que, durante os três dias de feira, afluíram em massa à cidade de Vila Real.


Galeria de Fotos


PARTILHAR:

As duas rodas voltam a Vila Real em 2017

História urbana flaviense ao longo dos tempos