Mil caretos de Portugal e Espanha invadiram as principais artérias da cidade no dia 25 de fevereiro naquele que já é considerado “o melhor Carnaval dos Caretos” de que há memória.

 

Aconteceu a 25 de fevereiro o maior desfile de Carnaval dos Caretos de sempre com, aproximadamente, mil foliões a tomarem de assalto as ruas do Centro Histórico de Bragança ao som de músicas tradicionais.

Integraram o desfile, não só os caretos transmontanos como, também, grupos oriundos do outro lado da fronteira, para além dos “caretinhos” de escolas do concelho, de gaiteiros e tocadores de bombos.

Mas foram os caretos com as suas brincadeiras mais ousadas a assumirem o papel principal, assustando os mais distraídos e “perseguindo” as raparigas solteiras.

No total, foram mais de 15 os grupos de mascarados e de gaiteiros de Portugal e Espanha, a que se juntaram centenas de crianças dos vários Agrupamentos de Escolas de Bragança, de utentes de diversas instituições e, também, de grupos de Caretos e de música de Portugal e Espanha. 

No tão aguardado final, um mar de gente assistiu à “Queima do Diabo”, que decorreu como é hábito na Praça Cavaleiro Ferreira. Foram, sensivelmente, 4 mil as pessoas que testemunharem um momento que é considerado como o auge do Carnaval dos Caretos.

“O que importa aqui é mostrar a nossa tradição e a nossa cultura, a cultura tradicional da nossa terra”, declarou o presidente da Câmara Municipal de Bragança à comunicação social, visivelmente satisfeito com a adesão das pessoas à iniciativa organizada pela autarquia.

“É importante salientar que nós temos tido, efetivamente, uma boa participação dos caretos portugueses, mas, também, dos caretos de Espanha, mais concretamente de Zamora e León”, adiantou Hernâni Dias, sob as cinzas que pairavam no ar do Diabo que ainda ardia.   

 

Galeria fotográfica em: http://www.diariodetrasosmontes.com/fotogaleria/carnaval-dos-caretos-bgc

 



PARTILHAR:

Emigração, a crise da geração Milénio

Macedo em pleno na abertura do Entrudo Chocalheiro